Cultura

MODA É SABER SE EXPRESSAR PELA ARTE DE SE VESTIR, por VALERIE SOLEIL

Moda não é consumismo, moda é arte, moda é liberdade, moda é política, moda não é sobre precisar usar artigo de luxo. Moda é sobre você ser quem você é.
Valerie Soleil , Salvador | 18/03/2024 às 17:30
Um exemplo de uso da liberdade na moda
Foto: DIV
    Recentemente, houve uma polêmica na plataforma TikTok envolvendo a influencer Malu Borges e a YouTuber e influencer Lívia Nunes, devido as alegações de plágio repetido por parte da Malu Borges em relação à Lívia Nunes. 

    Ambas não se pronunciaram diretamente sobre a "treta", mas a influencer Malu Borges em seu pronunciamento argumentou que a moda é sobre "comportamento" e que "todo mundo vai usar a mesma coisa se estiver em alta". 

   Entretanto, essa declaração é questionável e gerou discussões sobre a autenticidade e individualidade na moda. 

   Moda não é consumismo, moda é arte, moda é liberdade, moda é política, moda não é sobre precisar usar artigo de luxo. Moda é sobre você ser quem você é e saber se expressar pela arte de se vestir.

   E esse tipo de pensamento consumista só mostra que acaba moldando uma geração de robôs, que só por ter uma bolsa de 5 mil reais que provavelmente a maioria das pessoas não usaria não é moda.

   Moda é sobre inclusão, qualquer pessoa que tem condições financeiras pode obviamente obter artigos de luxo no entanto copiar e colar tendências "gringas" não te torna autêntica. 

   A moda não é um mero objeto de consumismo, mas sim uma forma de expressão artística, liberdade, coragem e política. A ideia de que ter algo de luxo é necessário para manter-se "na moda" apenas fomenta o pensamento consumista, que pode acabar moldando uma geração de robôs. 

   A moda não tem como objetivo apenas a compra de artigos luxuosos, mas sim a autoexpressão e a capacidade de se expressar pela arte de se vestir. 

   Gosto é algo pessoal e cada pessoa tem sua própria forma de se expressar e escolher suas roupas. Por exemplo, quando viajo para qualquer lugar, eu gosto de comprar jaquetas de couro em brechós antigos, por conta do meu grande interesse na história por trás e na textura do couro velho, o que eu acho muito mais atraente do que comprar uma blusa recém-lançada por uma marca de grife que todo mundo quer comprar por ser tendência em uma rede social mas que em três semanas perde o 'hype'. 

   Além disso, esse descarte desnecessário contribui com a poluição, destruição do planeta e com a Síndrome de FOMO (Fear of missing out). 

   O fato de usar roupas antigas do seu avô ou de reinventar roupas que você usava quando criança, independentemente de serem de marcas de luxo ou não, é moda. 

   A sustentabilidade e a moda andam de mãos dadas, uma vez que não se trata apenas da comprar artigos de grife, mas sim da capacidade de expressar-se com ou sem esses artigos. É isso que faz a moda ser tão completa e interessante. 

  Em relação ao pensamento consumista que forma uma nova sociedade com falta de pensamento crítico, a idéia é que o consumo de artigos de luxo não necessariamente é sinônimo de moda. 

  A moda tem mais a ver com a autoexpressão e com a necessidade de se sentir confortável e confiante. A moda sobrevive aos ciclos de tendências e é adaptável a qualquer tipo de estilo. São duas faces da mesma moeda. 

   A moda é sobre se expressar, e isso inclui se expressar de maneira sustentável. A moda não é sobre algo de luxo, mas sim sobre a capacidade de reinventar e criar algo novo a partir de itens antigos. Ela é uma forma de comunicar valores e de se conectar com outras pessoas.