Cultura

5º RODA DE CAPOEIRA TERÁ ESTAÇÃO PARANAUÊ E SHOW DE GERÔNIMO NO SÁBADO

Encontro acontece no Mercado Modelo, em Salvador
Da Redação , Salvador | 26/01/2024 às 18:46
Roda de Capoeira
Foto: Ricardo Prado
  Grande encontro de diferentes gerações de mestres, alunos e praticantes da capoeira, o 5º Rede Capoeira conclui sua programação amanhã (27) em Salvador, quando realiza uma série de atividades gratuitas a partir das 9 horas na Praça Cairu (Mercado Modelo). O dia começa com a Oficina de Samba de Roda de Mestra Nalvinha, filha do lendário Mestre Bimba, às 9h30. A programação de encerramento será musical, com shows de Gerônimo e Viola de Doze a partir de 17h30. (ver programação completa abaixo)

Um dos momentos mais esperados pela comunidade capoeiristica será a etapa final dos Jogos Abertos Estação Paranauê, um dos maiores campeonatos mundiais de capoeira da atualidade, que acontece a partir das 15h30. Tudo para celebrar a capoeira, arte até hoje preservada e difundida graças a grandes guardiões que lutam pela sua valorização. É o caso dos 14 mestres octogenários brasileiros homenageados em vida enquanto heróis populares durante o evento, sendo premiados, cada um, com valor de R$ 15 mil reais pelos serviços prestados à cultura brasileira.

Entre o toque do berimbau e outros instrumentos característicos, diversos momentos marcaram a edição de 2024 do Rede Capoeira, a exemplo da Oficina com o Mestre João Grande na última quinta-feira (25), a Oficina de Berimbau e Pandeiro por representantes da Fundação Mestre Bimba, e o show das Ganhadeiras de Itapuã, ambos nesta sexta-feira (26) além dos painéis que promoveram discussões para resgatar o passado, avaliar o presente e projetar o futuro da capoeira, com a presença de órgãos como o IPAC, Iphan, Fundação Gregório de Matos, além de historiadores e grandes mestres.

A programação abraçou temas e personagens que a fundamentam a capoeira na sua grandiosidade, não só como uma luta que chegou com os escravos africanos e ganhou adeptos no mundo todo, mas também como referência pedagógica, de inclusão social, ferramenta agregadora de cultura e arte, patrimônio nacional e maior veículo de divulgação da língua portuguesa no planeta.

Foram homenageados: o Mestre João Grande (91), Mestre Acordeon (80), Mestre Boca Rica (87), Mestre Brandão (94), Mestre Felipe de Santo Amaro (96), Mestre Olavo (81), Mestre Pelé da Bomba (89), Mestre Brasília (81), Mestre Virgílio (89), Mestre Cafuné (85), Mestre Carcará (81), Mestre Curió (84), o carioca Mestre Celso (84)  e Mestre Sombra (82).

O evento tem realização do Projeto Mandinga e produção da Pau Viola Cultura e Entretenimento, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do BNDES e da Prefeitura Municipal de Salvador.

Programação de amanhã (27) – PRAÇA CAIRU

Com a missão de honrar o legado do grande Mestre Bimba, Nalvinha, sua filha, abre a programação do último dia do Rede Capoeira com a Oficina de Samba de Roda, na qual irá transmitir sua arte e sua bagagem com a experiência de quem é sambadeira desde os sete anos de idade. A atividade será às 9h,

Às 10h10 tem início a oficina “É Regioná”, com Mestre Nenel, também filho do Mestre Bimba, e Mestre Cafuné, grande discípulo dele. Juntos, formarão uma dupla de peso quando o assunto é princípios da Capoeira Regional. Na sequência, a partir das 11h20, os dois vão ministrar uma conversa sobre as Histórias da Capoeira.

Pela tarde, às 15h30, acontece a grande final da competição Estação Paranauê. E para fechar com chave de ouro o 5º Rede Capoeira, a partir das 17h30, acontecem shows de Gerônimo, o “mensageiro da alegria”, que reúne canções que estouraram nos anos 90, como “É d'Oxum”, e da banda Viola de Doze.