Cultura

BLOCO AFRO MAIS ANTIGO DE SALVADOR, O GANDHY VAI CELEBRAR A TROPOCÁLIA

Gandhy é o bloco afro mais antigo de Salvador que ainda desfila
Tasso Franco , Salvador | 25/01/2024 às 09:59
Filhos de Gandhy 75 anos de existência
Foto: REP
  Mais antigo bloco afro de Salvador que ainda desfila no Carnaval, com 75 anos de existência, o Afoxé Filhos de Gandhy lança fantasia do Carnaval 2024 nesta quinta (25), com o tema “Beleza Pura”, uma homenagem a Caetano Veloso.

  O bloco vai celebrar o cantor e compositor baiano, com roupas e adereços que remetem ao movimento tropicalista, que teve Caetano como precursor, entre outros artistas, como Gilberto Gil, Tom Zé e Gal Costa. 

“Faremos uma grande e linda celebração à diversidade cultural e musical do Brasil, unindo afoxé com Tropicalismo e reafirmando a importância da liberdade de expressão e da resistência, valores tão presentes na história do Filhos de Gandhy e no legado de Caetano”, afirmou o presidente dos Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira.

Os Filhos de Gandhy irá desfilar no domingo (11), na segunda (12) e na terça (13) de Carnaval, no circuito Batatinha (Pelourinho), circuito Dodô (Barra-Ondina) e circuito Osmar (Campo Grande), respectivamente.

Fundado em 1949, por um grupo de trabalhadores negros do cais do Porto de Salvador, os Filhos de Gandhy nasceu como uma entidade afro-brasileira, inspirada pela cultura da paz, igualdade e resistência cultural. É uma das mais importantes manifestações artísticas e religiosas do carnaval baiano e do Brasil.