Cultura

MUSEU DO FADO EM LISBOA: UMA VIAGEM A HISTÓRIA DA MÚSICA PORTUGUESA

Fica localizado no bairro da Alfama e custa 5 (R$35,00) euros o ingresso
Tasso Franco , Lisboa | 14/01/2022 às 10:59
Expo em video, em fotos e em bolachões
Foto: BJÁ
    Quem ama e curte o fado dá-se bem no Museu do Fado, Lisboa, um noviço entre os museus da cidade inaugurado em 25 de Setembro de 1998 e consagrado ao universo do fado e da guitarra. O museu localiza-se no bairro de Alfama e o ingresso custa 5 euros com direito a um aparelho (fone de ouvido) com todas as explicações do que está em exposição.

Este espaço cultural conta com uma exposição permanente, um espaço de exposições temporárias, um centro de documentação, uma loja temática, um auditório, um restaurante e a Escola do Museu, onde são ministrados cursos de guitarra portuguesa e de viola de Fado, e onde é possível frequentar um seminário para letristas. .

Desde 2016 os museu disponibiliza, através da Internet, um Arquivo Sonoro Digital com acesso a milhares de registos sonoros desde o início do século XX, via pesquisa por intérprete e repertório.

Em média a pessoa fica entre duas e três horas percorrendo o museu ouvindo fados, observando guitarras antigas e de tocadores históricos de fado, vestes, documentos - inclusive peças que mostram a censura ao fado - cenários da casa portuguesa com certeza, audiovisuais, auditório e assim por diante. É uma viagem no mundo do fado.

O circuito museológico desenhou-se em função da necessidade de integração de renovados conteúdos temáticos, desde o espólio museológico incorporado recentemente, passando pelas construções teóricas sobre o fado.

Ao longo do percurso museológico, o visitante é convidado a conhecer a história do fado desde a sua génese, no século XIX, até à actualidade, os principais percursos de mediatização da canção urbana, o teatro, a rádio, o cinema e a televisão - o historial e evolução técnica da guitarra portuguesa, os ambientes das casas de fado, bem como o percurso biográfico e artístico de dezenas de personalidades do universo fadista.

Para além de documentar o percurso biográfico dos artistas que construíram e constroem, ainda hoje, a história do fado, a exposição reflecte também a relação da sociedade portuguesa com o fado, através de um importante acervo de artes plásticas.