Cultura

MUSEU ICONOGRÁFICO DE PATERNA MOSTRA TUDO SOBRE O FILME DOR E GLÓRIA

As cuevas de Paterna ficaram famosas depois do filme de Pedro Almodóvar
Tasso Franco , Valencia.ES | 09/01/2022 às 10:05
Museu de Paterna
Foto: BJÁ

O Museu Iconográfico de Paterna, na Região Metropolitana de Valencia, tem um acervo enorme de peças do filme Dolor Y Glória, de Pedro Almodóvar, roupas usadas por Penélope Cruz e outros autores, audiovisuais do diretor e atores, mobiliário, utensílios, malas, objetos, uma série de elementos que são valiosos para a cultura espanhola e mundial, uma vez que esta película é uma das mais populares do cineasta. 

O museu fica numa cueva (subterrâneo com dez compartimentos e salas anexas onde também pode-se conhecer a história desta cidade que já foi um local de veraneio dos valencianos e abrigou uma comunidade que vivia em cuevas - casas subterrâneas - muito bem mostrado no filme do Almodóvar. 

   Paterna, hoje, tem algo em torno de 70 mil habitantes e 10 bairros sendo oa mais importantes o centro, campament e la Canadya. A cidade realiza todos os anos um festival de cinema e seu monumento principal la Torre de Paterna, uma construção do século XI que formava parte do centurão defensivo da cidade  completou 50 anos (1971) como monumento historicamente relevante, na Espanha.

 

  Paterna realizada também todos os anos um festival de queima de fogos e guerra de espadas e, como em Cruz das Almas, há um espaço especial para essa prática não mais sendo permitido em toda a cidade. A cidade instala o um dos maiores projetos contra incêndios da Euroa - Guardian - com financiamento de 5.5 milhões de euros financiado pela União Europeia.