Cultura

PROFESSOR FERNANDO CONCEIÇÃO QUESTIONA REITOR DA UFBA SOBRE COVID

Carta para docentes da UFBA foi enviada ainda sem respotas. José Carlos Salles com a palavra.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/07/2020 às 11:12
Reitoria da UFBA
Foto:
O professor Fernando Conceição, da Facom, UFBA, publicou uma carta na lista de debates dos docentes desta universidade, mas, até agora não recebeu nenhuma respota.

Veja a carta:

Entre as principais Universidades Federais do país, a nossa, UFBA, tem tido um desempenho medíocre em relação à contribuição que seus cérebros poderiam oferecer, em retribuição à sociedade que paga os nossos salários, no entendimento, combate e busca de soluções (vacinas, por exemplo) à Covid-19.

O comandante em chefe da instituição, José Carlos Salles, nesses quase quatro meses de quarentena permaneceu o tempo todo diante do espelho. Narcisisticamente admira-se do quanto é bela sua cabeleira, quão inteligente, usa o tempo institucional para promover sua imagem pessoal, fazer proselitismos, lives, congresso virtual UFBA sem licitação. E, claro, “escrever” e nos empurrar goela abaixo mais um de seus livros “inéditos” de filosofia destinado às prateleiras e ao abastecimento de seu Lattes.

Quatro meses de semiparalisia, com docentes e funcionários mal utilizados em confinamento. Pior, sem apresentar qualquer diagnóstico sobre a vulnerabilidade do corpo discente, em especial os milhares de estudantes que precisam de assistência social para acessar conteúdos nas redes, de acompanhamento médico (o serviço médico foi fechado em março), de apoio para sua sobrevivência. Ah, sim, passados 4 meses, certamente sua gestão pressionada por ações do Ministério da Educação, a partir desse início de julho tal está a processar-se.

A última vem agora, com a notícia da reação do prefeito da capital, ACM Neto, quanto ao uso exclusivo do espaço do Hospital Salvador, uma instituição privada, que a UFBA pretende exclusivo seu.

Eu nem sabia que dos 8 andares do Hospital Salvador a UFBA arrendou 5 e paga mensalidades à empresa que o administra, a pretexto da reforma da Maternidade Climério de Oliveira!

Esse reitor dará um bom candidato a deputado federal ou coisa que o valha!

Fernando Conceição.
Departamento de Comunicação, professor e pesquisador no Poscultura-UFBA.

“Já não ajuda com o Hospital das Clínicas, sem UTI, sem medicamentos, sem EPI e ainda se esforça pra atrapalhar quem está trabalhando para abrir mais leitos de UTI” (para a Covid-19). (Tweet do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, em 3/07/2020).