Cultura

CRIPTA ONDE NASCEU E VIVEU SANTO ANTONIO EM LISBOA DURANTE 15 ANOS

Com instauração da República a igreja foi fechada por 16 anos e reaberta em 14 de dezembro de 1926
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/01/2020 às 10:04
Fiéis visitam local e oram
Foto: BJÁ
   A cripta ou local onde nasceu Santo Antônio, em Lisboa, fica situada no lado direito da sacristia da igreja de Santo Antonio da Sé descendo-se uma escada estreita que só dá para passar uma pessoa de cada vez. 

   A observação do padre P.J.A. Rolim OFM, em "Casa de Santo Antonio" é de que o local fica no subsolo devido a alterações no terreno do antigo solar dos Bulhões com o passar dos anos e diante do terremoto de 1755 quando a antiga igreja foi completamente destruida.

   Santo Antonio nasceu em 1195 e viveu neste local até 1210, portanto, durante 15 anos até que deixou a casa paterna de dom Martinho Bulhões e de dona Maria Teresa Taveira para entrar na Ordem dos  Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de São Vicente de Fora, donde seguiu em 1212 para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde viveu por mais 8 anos.

   A cripta foi o local onde, em 1982, o papa João Paulo II, hoje, também santo, orou para Santo Antonio nos 750 anos de sua morte e é visitada diariamente por milhares de pessoas. Há, em frente a cripta um local onde os fiéis podem se ajoelhar e orar.

   Nos momentos festivos ao santo, 15 de fevereiro, data da trasladação de suas relíquias de Pádua (Itália) para algumas igrejas da Europa incluindo a de Lisboa; e 13 de junho, data de sua morte e quando acontecem as trezenas há um controle de acesso ao local dada a quantidade de gente. 

   Chegando-se na igreja a entrada para a cripta fica ao lado esquerdo donde há um corredor até uma sala onde existe uma lojinha de produtos do santo à venda - terços, imagens, livros, etc - e logo depois vem a sacristia e a entrada para a cripta com 2m35cm de largura por 2m10cm de altura (quarto onde o nasceu viveu 15 anos).

   Existe um altar, a imagem do santo e uma lápide colocada pela Câmara de Lisboa, em 1859, onde se lê: "Nesta casa, segundo a tradição nasceu Antonio, que nos foi roubado pela gloriosa morada do céu".

   A sacirstia (parte da casa dos Bulhões) é toda revestida de azulejos foramando flores e piso de mármore da região de Cintra, preto, encarnadão e azul claro. Há um livro para que as pessoes assinem suas presenças. A entrada é gratuita. 

   Vale observar que, com a instauração da República em Portugal, em 1910, a igreja de Santo Antonio foi fechada ao pública e reaberta pelo general Vicente de Freitas em 14 de setembro de 1926 sendo preparada para as comemorações dos 700 anos da morte do santo, em 1931, solenimente reaberta pelo cardeal patriarca de Lisboa, dom Manuel Gonçalves Cerejeira. (TF)