Cultura

Casa de Cultura dos Idosos é inaugurada no Pelourinho

Espaço promoverá atividades como oficinas de dança, teatro, artesanato e ternos de reis
Ascom Cultura , Salvador | 04/12/2019 às 18:45
Casa de Cultura dos Idosos
Foto: Fernando Barbosa
O dia 04 de dezembro foi marcado por uma razão a mais para celebrar no Pelourinho. Além da Festa de Santa Bárbara, a Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias, promoveu a entrega da Casa de Cultura dos Idosos, localizado num imóvel no Largo Quincas Berro d’Água, que passou por requalificação através de parceria com a CONDER e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.
Estiveram presentes na inauguração a secretária de Cultura, Arany Santana; o secretário da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social; Carlos Martins; o diretor do CCPI, André Reis; o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; a vereadora Marta Rodrigues; o coordenador técnico da Conder, Querubim Lemos; e o artista Joaquim Assis, diretor e fundador do Eterna Juventude, grupo com mais de 20 anos de atuação junto ao público idoso.
A secretária de cultura, Arany Santana, saudou especialmente as idosas integrantes do Eterna Juventude que estavam presentes no local. “Elas foram a nossa inspiração para desenvolver este projeto. São as guardiãs da nossa história, de nossas memórias, cantigas, saberes e fazeres. Que com tanto já contribuíram e ainda tem muito mais a dar. Só temos a agradecer neste dia simbólico, de Santa Bárbara, com a certeza de que essa casa está abençoada pelos ventos de Oyá!”, comemorou.
A aposentada Leni Maria Gonçalves, de 85 anos, membro fundadora do grupo Eterna Juventude, comemorou a novidade. “Estamos felizes e com o coração em festa com esse grande prêmio que estamos recebendo, é a realização de um sonho. Atividades como as que vão ser feitas aqui contribuem muito para a qualidade de vida da pessoa idosa, nossa auto-estima vai lá pra cima”, celebra. O Eterna Juventude tem a sua atual sede na Rua dos Bandeirantes, e será o primeiro grupo residente da Casa de Cultura dos Idosos, onde desenvolverá parte de suas atividades.
A Casa de Cultura dos Idosos é mais um espaço administrado pelo CCPI no Pelourinho, onde já é responsável pela dinamização cultural dos largos. “O CCPI está realizando o seu papel de fomentar a valorização da cultura, em especial para o idoso”, explica o diretor André Reis, reforçando que a iniciativa cumpre as leis nº 12.365/2011 e 8.842/1994 (Política estadual de cultura e Política Nacional do Idoso respectivamente). O espaço vai oferecer oficinas de dança, teatro e artesanato para idosos, além de proporcionar a participação em manifestações populares, como o Terno de Reis e o Samba de Roda. Propostas de atividades a serem desenvolvidas na Casa de Cultura dos Idosos podem ser apresentadas ao CCPI.
O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelô da Bahia, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.