Cultura

MUSEU PRÓ-MEMÓRIA DE SERRINHA DOA COLEÇÃO DE A NOTICIA AO BJÁ

São 54 exemplares do jornal A Notícia, encadernados
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/11/2019 às 10:48
Edmundo Bacelar no ato de doação
Foto: BJÁ
   O diretor do Museu Pró-Memória de Serrinha, Edmundo Bacelar, doou a biblioteca do Bahia Já uma coleção do jornal A Noítica, Serrinha, 1973/1974, que foi editado pelo jornalista Tasso Franco com os repórteres Paulo Silas Damasceno e Djalma Oliveira (ambos falecidos) 54 exemplares encadernados.

   Os exemplares pertenciam ao arquivo particular de Edmundo Bacelar e teve a colaboração no trabalho oferecido ao BJÁ do professor José Nilton Carvalho Pereira, do Araci. A doação, no entanto, foi de exemplares xerocados e encadernados num trabalho cuidadoso.

   Naquela época, Serrinha era administrada pela prefeito Mariano Santana e foi quando deu-se a renúncia do padre Demócrito Mendes de Barros da paróquia depois de 25 anos como sacerdote o que inviabilizou a permanência, também, do padre Aldo Giason. Caso político e que, na época, abalou a comunidade serrinhense.

   A Notícia registrou todos os fatos que aconteceram em Serrinha durante mais de 1 ano.

   Registre-se alguns colabodores deste projeto - Drs. Luis Carlos Maciel, Reinaldo de Salles e Plácido Pedreira de Cerqueira, a Cetecol, Comarca de Serrinha, ACS, Prefeitura, Supermercados Santo Antonio, Contar, Banco Econômico. Caixa, Dr. Edvaldo Jatobá - advogado, especialista em direito penal, BB e outros.