Cultura

Esqueça um livro e espalhe conhecimento por aí

Fundação Gregório de Mattos realiza mais uma ação de valorização do livro e da leitura com distribuição de volumes incorporando campanha nacional
Fundação Gregório de Mattos , Salvador | 11/07/2019 às 18:53
FMG realiza mais uma ação de valorização do livro e da leitura
Foto: divulgação
O projeto “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento” acontece todo ano no dia 25 de julho, em comemoração ao Dia do Escritor e é nessa data também que acontece a mobilização nacional da campanha. A Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Gerência de Bibliotecas, Livro e Leitura, participa mais uma vez desse projeto, com ações de distribuição de volumes pela cidade.
Até o dia 23, é possível "esquecer" livros de literatura na sede da Fundação, situada na Rua Chile, 31 - Centro - Salvador. Basta chegar e procurar a Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, de segunda a sexta, das 10h às 18h para fazer a doação. 
Já no dia 25, cerca de 30 agentes, entre servidores da FGM e parceiros, participam da mobilização e vão “esquecer” livros nos pontos da NOVA LAPA. Das 09h às17h, acontecem performances do Grupo Musicado História de Raiz, Grupo de dança da Fundação Cidade Mãe, Associação dos Poetas Baianos e Grupo Dom Quixote da UFBA, todos abordando sobre a importância dos livros e da leitura.
Dentre os volumes “esquecidos”, estarão os livros do Selo João Ubaldo Ribeiro, publicado pela própria Fundação, livros de Jorge Amado, Mia Couto, além dos que estão sendo doados pela comunidade e parceiros.
A proposta é deixar um livro em qualquer lugar da cidade (ônibus, metrô, elevador, banco de praça) com um bilhete para o futuro dono ter a certeza de que pode ficar com o objeto encontrado e a sugestão de que ele também participe do movimento.
Para fortalecer a campanha, a FGM sugere que tanto quem “esqueça”, quanto quem encontre os livros publique fotos e relatos em suas redes sociais com as hashtags #fizmaisumamigo e #esqueçaumlivro.

Esqueça um Livro

A campanha começou em abril de 2013, em São Paulo, pela iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000 e combina leitura e urbanidade, com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura. Simples na teoria e na prática, o projeto não tem maiores intenções do que espalhar livros e difundir a leitura pela cidade.

Caminhos da Leitura

Programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, saraus e encontros literários em escolas, bibliotecas e Praças nos bairros de Salvador.