Cultura

FLICA 2018 em Cachoeira teve diversas atividades voltadas a estudantes

Neste domingo, a programação contou com exposições de obras estudantis dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA)
SEC , Bahia | 14/10/2018 às 19:05
Debates com estudantes
Foto:

As atividades promovidas pela Secretaria da Educação do Estado mobilizaram estudantes, educadores e visitantes que participaram da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que começou na quinta-feira (11) e foi encerrada neste domingo (14), em Cachoeira. O Espaço Educar para Transformar, localizado na Fundação Hansen Bahia, serviu de palco para os estudantes apresentarem suas obras literárias e musicais no Sarau Literomusical. Além disso, foram realizadas diferentes oficinas criativas, rodas de conversa e mesas de leitura, encontros literários e outras atividades que tiveram a literatura como matriz de discussão.

Neste domingo, a programação contou com exposições de obras estudantis dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). Segundo o secretário Walter Pinheiro, todos os anos a Secretaria da Educação prepara uma série de atividades voltadas para educadores e estudantes. “A FLICA traz um grande estímulo para que os jovens desenvolvam o interesse pelo mundo da leitura, ao mesmo tempo em que é uma espécie de vitrine para os estudantes apresentarem seus talentos a partir de obras que eles mesmos produzem no contexto escolar”, disse.

Gabriel Silva Vasconcelos, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado em Salvador, comentou o que vai levar de bagagem do evento. “Foi uma experiência edificante, pois conheci pessoas de várias cidades e, o melhor de tudo, foi ter apresentado minhas obras musicais que eu faço com muita seriedade e perceber que todos que me ouviram cantar sentiram a energia que eu venho trazendo”, revelou o estudante, que se apresentou no Sarau Literomusical.

Esta também foi a primeira vez que Luana Eduarda Fernandes, 16, 3º ano, do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, localizado em Matina, participou da FLICA. “Fiquei encantada com a riqueza do evento e adquiri muito conhecimento que vai ser útil em toda a minha vida. Gostei muito das atividades, a exemplo da oficina de Fanzine e, também, dos encontros literários, pois pude ver o talento de outros estudantes com a escrita e a música”, disse a estudante, que protagonizou o Sarau Pedro Calmon com os demais estudantes.

A programação montada pela Secretaria da Educação na FLICA contou com diferentes atividades como: Oficina de Cordel; Papo de cinema; Sarau Pedro Calmon; Exposição de obras de arte dos projetos AVE e EPA; Lançamento da coletânea de artigos ‘Nelson Schaun merece um livro’; Rodas e mesas de leitura; Encontros literários; Sarau Literomusical; Oficina de Fanzine; Oficinas artísticas ‘Eu escritor’ e ‘Papéis interativos’; Apresentação da experiência de duas escolas estaduais com o G-Suite e o projeto e-Nova Educação; Apresentação do livro digital ‘ Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação’; Maratona de programação Hakathon, além de contação de histórias.