Cultura

Estudantes de Salvador expõem obras de arte em galeria a céu aberto

A iniciativa é uma parceria entre o CEEP e o artista plástico da comunidade, JC Barreto, que também é ex-aluno do Centro
Ascom Educação ,  Salvador | 11/09/2018 às 17:53
Estudantes de Salvador expõem obras de arte em galeria a céu aberto
Foto: div

Mais de 100 estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho (CEEP), localizado no bairro de São Caetano, em Salvador, estão envolvidos na produção da galeria de artes plásticas a céu aberto, que leva o título de “Arte, Educação e Cidadania”. A intervenção artística instalada nos muros externos da unidade escolar conta com 58 painéis criados pelos alunos com técnicas mistas de pinturas e mosaicos em mármore e granito, que estão fixados de forma permanente. A iniciativa é uma parceria entre o CEEP e o artista plástico da comunidade, JC Barreto, que também é ex-aluno do Centro.

 

Para participar do projeto, os estudantes passaram por um processo de inscrição, seguido de rodas de conversa, quando foram discutidas questões relacionadas a experiências artísticas e ao compromisso com a arte. Logo em seguida, eles partiram para o trabalho prático, quando limparam e lixaram os muros do local para desenvolver as pinturas. Além disso, os estudantes implantaram um jardim dentro da galeria, que é um dos elementos do projeto.

 

Segundo o artista plástico JC Barreto, que atua como curador e orientador, o projeto tem uma função social e contribui para o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes. “A galeria visa despertar o artista que habita em cada estudante e tem a função de dialogar com o grande público urbano na medida em que eles têm a oportunidade de vivenciar experiências múltiplas enquanto artistas e de estarem conectados às disciplinas dos cursos ofertados”, destacou.

 

Para o estudante Ângelo de Assis Oliveira, 17, que faz o curso técnico em Eletrotécnica, a proposta da galeria é muito interessante. “Sempre gostei de arte e desenho desde os seis anos de idade. Fiz uma pintura em degradê do super-herói americano Deadpool para passar para as pessoas mais diversão e humor por meio de minha arte”, afirmou.

 

Quem se surpreendeu com o resultado após ter aprendido as técnicas de pintura foi Queise Vitória de Sousa, 17, do curso técnico em Administração. “Esta foi minha primeira experiência com um trabalho artístico e estou muito feliz, pois eu achava que não tinha talento até pegar no pincel, desenvolver as técnicas e ver minha obra finalizada”, disse entusiasmada sobre sua pintura que retrata a mãe natureza.