Cultura

O QUE ACONTECE no Teatro Gamboa Nova a partir do dia 16

Entre os destaques da programação um show exclusivo de Manuela Rodrigues (24).
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/07/2016 às 10:31
Expo de Marie Thauront
Foto: Ana Carolina Rosário
O Teatro Gamboa Nova retorna dia 16 com um mês bem musical, mas cercado de outras atividades, como a exposição de Marie Thauront (16) e o Cine Especial  Minha Avó Era Palhaço (20)  , a história da primeira palhaça negra do Brasil.

EXPOSIÇÃO : MUR(R)OS OU O CAMINHO DA VERDADE ABSOLUTA - Marie Thauront
(qua a sab - 16h às 20h / dom 15h às 17h - a partir do dia 16/07)
A artista dá continuidade às questões do corpo, da cidade e da identidade e fecha seu recorte num olhar de empoderamento feminino; questiona a dominação masculina tão presente nas ruas, nas falas e nas vidas, domínio que reduz pessoas a corpos-objetos.
CLASSIFICAÇÃO:16 anos

CINE: MÁGICO MAR E LIXO SEM FIM?
(qua a dom a partir do dia 16/07 - antes dos espetáculos com autorização das produções)
Curta que explora as relações entre o homem e meio ambiente, a partir do projeto do artista Fernando Lopes que vem ocupando praças, escolas e outros espaços da cidade.
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

CINE ESPECIAL: MINHA AVÓ ERA PALHAÇO
20/07 - 19h - gratuito 
A história da primeira palhaça negra do Brasil e bate papo final com parte da equipe do filme, composta por sua neta Mariana Gabriel. O filme é uma realização da família do Xamego, os Alves dos Reis Gabriel, sob o comando das cineastas Ana Minehira e Mariana.
 
ALMANAQUE DO SAMBA - Cama de Voz
16 e 23/07 (sab) - 20h
Mais uma temporada do show de sucesso que apresenta um rico panorama do samba brasileiro, traduzido em belos e inovadores arranjos vocais encantam pela harmonia e criatividade.
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

SE A CANÇÃO MUDASSE TUDO - Manuela Rodrigues
24/07 (dom) - 17h
O show e CD (Natura Musical/Tratore) são uma afirmação do seu trabalho autoral, onde passeia com liberdade e pés firmes por diversos estilos da música popular brasileira, transparecendo a maturidade de quem já experimentou diversas sonoridades e se consolida como um dos principais expoentes da nova música baiana.
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

A ALEGRE MELANCOLIA DE NELSON CAVAQUINHO - Ênio Bernardes e Siri Catado 
27,28 e 29/07 (qua qui sex) - 20h
Os músicos homenageiam o sambista num passeio pelos grandes clássicos e por canções desconhecidas do grande público. Cantando e contando um pouco das histórias, da vida e da obra desse grande compositor.
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

BLUES AZUIS - Candice Fiais
30 (sab) - 20h e 31/07 (dom) 17h
A cantora, compositora e multi-instrumentista lança o show do seu primeiro disco agora no Gamboa Nova, onde o público acompanha músicas autorais que vão do jazz, blues, country e folk, revelando o universo de referências musicais da artista.
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

PASSARINHO - Pedro de Rosa Moraes
21 e 22/07 (qui e sex) - 20h
Com direção musical de Ronei Jorge Martins, o intérprete canta composições de artistas consagrados e da atualidade, sempre mantendo a linha que mais lhe atrai que é o romantismo das músicas brasileiras.
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE