Cultura

“CABOCLOS DE ITAPARICA” é tema de exposição e seminário no IGHB

Evento conta com apoio da Secult e Fundação Pedro Calmon
IGHB Bahia , Salvador | 30/11/2015 às 14:58
CABOCLOS DE ITAPARICA
Foto: Divulgação

“CABOCLOS DE ITAPARICA, UM ÍCONE DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA” é tema de palestras, exposição e documentário, que acontece nos dias 3 e 10 de dezembro, no Instituto Geográfico e Histórico (uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado, através do Fundo de Cultura), com o apoio da Fundação Pedro Calmon. Durante o encontro, o público irá conhecer um pouco mais sobre as tradições cívicas, lúdicas, religiosas e artísticas dos Caboclos de Itaparica, quereferenciam as raízes místicas da formação do povo brasileiro.

Integra a programação uma apresentação do grupo Indígena “Os Guaranis”; a inauguração oficial da exposição visual “Caboclos de Itaparica, um ícone da Independência do Brasil na Bahia”, dos fotógrafos Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo, Paulo Lima e François Starita; uma roda de reflexão sobre a importância de Itaparica na Consolidação da Independência do Brasil na Bahia; além da exibição dos filmes: “A Exaltação Festiva da Mestiçagem: Caboclos de Itaparica – Bahia” e “1823 – A Ópera da Liberdade”.

Coordenado pelo fotógrafo e produtor François Starita e pelo diretor da Biblioteca Ruy Barbosa do IGHB, jornalista Carlos Eugênio Junqueira Ayres, o evento marca o início de uma parceria entre Instituto, a Fundação Pedro Calmon, através da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, de Itaparica, e a prefeitura daquele município.

De acordo com Junqueira Ayres, o encontro pretende ampliar a interiorização das ações do IGHB na difusão e consolidação da História da Bahia, assim como o apoio da instituição das manifestações cívicas em outros municípios. Já o produtor François Starita acredita que a ação amplia e reforça a noção de identidade cultural e nacional do povo itaparicano, baiano e brasileiro, ao ver suas manifestações culturais promovidas, tornando-se cada vez mais consciente da relevância de sua mobilização para mudar a realidade que a cerca.

A inscrição pode ser feita pelo site www.ighb.org.br

 

Acompanhe a programação:

Dia: 3/12/15 (quinta-feira)

14h - Abertura

Saudação do Grupo Indígena “Os Guaranis” ao público

14h30min - Inauguração oficial da exposição: Caboclos de Itaparica, um ícone da Independência do Brasil na Bahia.

Fotógrafos: Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo, Paulo Lima e François Starita. (Itaparica, Cachoeira e Salvador

15h às 18h - Roda de Reflexão sobre a importância de Itaparica na Consolidação da Independência do Brasil na Bahia.

Participantes:

Eny Kleyde Vasconcelos Farias - Mestre em Educação pela UFBA, Especialista em Reprogramação Cognitiva Estado de Israel, Pesquisadora da Heroína Maria Felipa de Oliveira.

Gal Meirelles - Fotógrafa e pesquisadora. Com doutorado em Cultura e Sociedade, desenvolve ações de pesquisa e extensão junto à comunidades pesqueiras da BTS. Atua como docente no IFBA - Campus Santo Amaro.

Augusto Albuquerque - Advogado, Administrador do Instituto Sacatar, Coordenador de Pesquisa do Acervo Iconográfico de Itaparica

Prof. Milton Moura - Historiador e Professor da UFBA

Emanoel Pitta - Presidente da Associação Cultural Grupo Indígena Os Guaranis.

18h - Exibição do Filme: “A Exaltação Festiva da Mestiçagem: Caboclos de Itaparica – Bahia”

Direção: Gabriel Teixeira, Gal Meirelles e Milton Moura.

Dia: 10/12/15 (quinta-feira)

15h - Exibição do Filme: “1823 – A Ópera da Liberdade”, Direção: François Starita.

 

SERVIÇO

Caboclos de Itaparica, um ícone da Independência do Brasil na Bahia

3 e 10 de dezembro, no IGHB

Avenida Joana Angélica, 43

Piedade  - Salvador

www.ighb.org.br

assessoria - 71 3329 4463/6336/99745858