Cultura

Área externa do MAB ganha evento multimídia para artistas amanhã (28)

A iniciativa coordenada pelo artista Joãozito também ocupa a Galeria do Jardim com obras de arte
Ascom Ipac , Salvador | 27/11/2015 às 19:07
MAB
Foto: DIV
Um acontecimento cultural multidisciplinar para aproximar artistas das artes visuais, música, performance e culinária relacional. Esta é uma das definições do ‘Projeto Ativa’ que será realizado amanhã (28), das 16h às 21h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador, com entrada gratuita. A iniciativa coordenada pelo artista Joãozito também ocupa a Galeria do Jardim com obras de arte.
 
O evento também aconteceu no último final de semana (28 e 29) e terá uma próxima edição próximo dia 5 sábado, no mesmo horário. O MAB é um dos museus estaduais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). O IPAC está responsável ainda pelo Palacete das Artes, na Graça, e o Museu de Arte Moderna (MAM), onde acontece o projeto ‘Jam no MAM’, o Passeio Público, no Campo Grande, dentre outros espaços públicos.  
 
VITÓRIA e CANELA – “O MAB está em um terreno com 6,6 mil metros quadrados de área e perímetro de 330 metros lineares, num dos trechos mais nobres, caros e cobiçados de Salvador, entre o Corredor da Vitória e o Vale do Canela”, diz o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, novas atividades artístico-culturais que ocupem espaços antes sem uso são fundamentais. “A população baiana e artistas demandam novos locais para projetos gratuitos como esses”, ressalta o dirigente estadual.
 
De acordo com a curadora do evento, Lanussi Pasquali, o projeto consiste na interação de artistas de Salvador com outros de lugares distantes, que passam pela cidade e aproveitam o momento para fazer essas trocas culturais e artísticas. “A iniciativa é importante por ser colaborativa e por estimular as pessoas a buscarem alternativas; ocupar espaços públicos, é um direito das pessoas e elas precisam tomar pra si de volta esses locais”, afirma Lanussi.
 
DINAMIZAÇÃO – “Além dos eventos no Passeio Público, Palacete, MAM e Solar Ferrão, precisávamos ativar prédios subutilizados, como no MAB”, relata João Carlos. Para ele, espaços públicos e museus necessitam de maior dinamismo e diálogo com parcerias público-privadas, inserção de projetos contemporâneos e redes colaborativas com experiências museológicas bem-sucedidas. “O objetivo é ativar esses equipamentos e buscar apropriação desses espaços pela população", completa o diretor geral do IPAC.
 
Fundado em 1918, o MAB é o primeiro museu do estado. No prédio principal acontecem exposições temporárias e está parte do acervo com mobiliário, porcelanas, objetos de arte e pinturas da Escola Baiana. Destacam-se porcelanas orientais e europeias, prataria, ourivesaria, cristais, esculturas religiosas, numismática, desenhos, gravuras, fotografias, cartas e joias, além de pinturas dos séculos XVIII, XIX e XX. A entrada é gratuita, de terça-feira à sexta-feira, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Mais informações nos telefones (71) 3117-6901 e 3117-6900. Acesse www.ipac.ba.gov.br/museus, Facebook ‘Ipacba Patrimônio’ e Twitter ‘@ipac_ba’.
 
SERVIÇO
O quê: Projeto Ativa - acontecimento cultural multidisciplinar para aproximar artistas das artes visuais, música, performance e culinária relacional.
Onde: MAB – Avenida Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória.
Quando: amanhã, sábado, dia 28.11.2015, das 16 às 21h; e no dia 05.12.2015, no mesmo horário.
Contatos: (71) 3117-6901, 3117-6900 e 3117-6908.
 
BOX Opcional 1: ARTISTAS – Na primeira edição, contou com um grupo de artistas residentes em Salvador (Brasil), Chicago (EUA) e Amsterdã (Holanda). Está sendo produzido de forma colaborativa e independente, com apoio institucional do MAB/IPAC/SECULT. Participantes internacionais: Jordan Martins (Chicago), Angela James (Chicago), Frank Rosaly (Chicago), Ibelisse Guardia Ferragutti (Amsterdam), Christy LeMaster (Chicago), Victoria Martinez (Chicago), Sonnenzimmer (Chicago), Theodore Darst (Nova York), Katherine Young e CHICAGQ. Artistas de Salvador: Laís Guedes, Talitha Andrade, Aline Brune, Alex Oliveira ,Willyams Martins, Thulio Guzman, Caetano Britto, Leandro Estevam, Junix, Mayra Lins, Alexia Zuñiga, Victor Morales, Icaro Sá, Ana Rita, Gilberto Monte, Tuzé de Abreu, Orlando Pinho, Washington Drummond, Laura Campos, Joãozito, O Low Fi - Processos Criativos (Caio Araujo e Edbrass Brasil).
 
BOX Opcional 2: ORGANIZADORES – Lanussi Pasquali - Concepção, organização e curadoria dos artistas daqui. Natural de Riozinho/RS, 1972. Artista visual, trabalha com esculturas, instalações e objetos em tecido. Gosta de corte e costura, bordados e outros afazeres lentos e esquecidos. Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFB, gosta de dar aulas, orientar pesquisas poéticas e organizar acontecimentos culturais. Vive e trabalha em Salvador desde 2002.
 
BOX Opcional 3: PROGRAMAÇÃO DE VÍDEOS – ‘Perto de Lá < > Close to There’ na última edição teve participação de Christy LeMaster, curadora de filme e video de Chicago, EUA. Ao longo do prazo deste projeto, LeMaster apresentou programações de filmes. Próximas: sábado, dia 28 de novembro, às 17h. Domingo, dia 29 de novembro, às 17h. Sábado, dia 5 de dezembro, às 17h. Além de apresentar filmes em Salvador, LeMaster pesquisa a cena local de video e filme para apresentar trabalhos no Nightingale Theater, em Chicago, no ano que vem.