Cultura

Ofélia: sete saltos para se afogar faz temporada do Espaço Xisto Bahia

Solo teatral da atriz Raiça Bomfim faz uma releitura da personagem Ofélia, da tragédia Hamlet, de Shakespeare numa perspectiva contemporânea
Crioula Comunicação , Salvador | 23/05/2015 às 13:04
Ofélia
Foto: Carol Garcia

A atriz Raiça Bomfim, leva o seu solo OFÉLIA: sete saltos para se afogar para uma temporada de 29 de maio a 14 de junho, sextas e sábados, às 20h, no Teatro Xisto Bahia, no Complexo Cultural dos Barris, dentro da programação do Mês da Diversidade. A montagem autoral apresenta o olhar da multiartista para uma das mais famosas personagens de Shakespeare, Ofélia, contida na tragédia Hamlet.

O espetáculo foi desenvolvido em diálogo com uma variada equipe de criação formada por nomes como Erick Saboia, vencedor do Prêmio Categoria Especial do Braskem de Teatro, assinando a cenografia, além da direção musical de André Oliveira, músico paulista que estreia na cena baiana. Raiça Bomfim assina a concepção e dramaturgia do espetáculo, tecendo uma escritura pessoal inspirada pelos signos, crises e metáforas abarcados na figura de Ofélia, personagem de “Hamlet”, de William Shakespeare. Com qualidade híbrida, intercruzando diferentes linguagens artísticas e friccionando os limites entre teatro e performance, a peça investe na criação de um espaço imersivo, onde o espectador é convidado a mergulhar no universo de Ofélia, visitando a personagem numa perspectiva feminista.  

Consequência de uma série de experimentações e intercâmbios criativos com artistas de diferentes áreas, provocadas pela figura de Ofélia, a montagem faz parte de uma investigação cênica iniciada pela atriz e criadora há mais dois anos, com a criação de estudos cênicos, fotografias, poemas, tornando-se tema de sua pesquisa de mestrado, iniciada em 2015. Ainda este ano será lançado o livro “Manual de Afogamento”, de autoria de Raiça, que também integra o projeto.

De acordo com a atriz e autora Raiça Bomfim, na obra de Shakespeare, Ofélia aparece como par romântico do príncipe Hamlet, uma donzela obediente, que termina por enlouquecer e afogar-se nas águas de um rio. “As possibilidades abertas pela interrogação sobre os motivos propulsores de sua tragédia deram a esta personagem uma qualidade dinâmica, no bojo da qual podemos situar uma pluralidade de pulsões criativas e questões filosóficas. Ofélia galgou uma condição plurivalente na qual assenta a representação de uma diversa gama de sujeitos. Ela é ao mesmo tempo a imagem da submissão e sua negação, sendo um corpo que abriga identidades confrontantes” afirma a criadora. O espetáculo propõe abrir-se para uma escuta ampla das vozes sussurradas e cantadas por Ofélia traduz-se em uma abertura física para os desejos, olhares e corpos sonoros presentes a cada momento do encontro artístico.

Serviço

O QUÊ: Temporada do espetáculo teatral “OFÉLIA: sete saltos para se afogar”.

ONDE: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris / no subsolo do prédio da Biblioteca Pública do Estado da Bahia).

QUANDO: De 29/05 a 14/06, sextas e sábados, às 20h), domingos, às 19h.

 

VALOR: R$ 20,00 (inteirae R$ 10,00 (meia). A bilheteria do teatro é aberta de terça a sexta-feira, das 16:00h às 20:00, e sábado e domingo, 2h antes do início do evento.

CAPACIDADE DE PÚBLICO: 70 pessoas

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos