Cultura

Construções em Rio de Contas recebem intervenções de R$ 2,5 mil IPHAN

O município baiano guarda as maiores riquezas da Chapada Diamantina em termos de história e cultura
Rosilane Barbosa , Rio de Contas | 11/02/2014 às 11:42
Conjunto arquitetônico de Rio de Contas
Foto: DIV
O terceiro conjunto arquitetônico mais importante da Bahia, localizado no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, passa por intervenções promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que envolvem recursos de R$ 2,5 milhões. O programa de restauração que o Instituto desenvolve, em parceria com a Prefeitura Municipal, atingirá toda a área tombada. Dentre as construções centenárias, estão o Teatro São Carlos e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, que passam por obras de restauro e propiciará a preservação de todo o patrimônio artístico neles existentes.
 
Rio de Contas está situado ao sul da região da Chapada Diamantina, distante 736 km da capital do estado, Salvador. As ações de fiscalização e orientação das intervenções nas obras protegidas do IPHAN tem feito da cidade um cartão postal do patrimônio histórico brasileiro. No município, as praças e ruas ainda apresentam o traçado antigo, com monumentos públicos e religiosos em pedra, casario em adobe e igrejas barrocas, o que justifica as obras feitas pelo IPHAN em todo o acervo monumental”, explica o superintendente do órgão na Bahia, Carlos Amorim. Rio de Contas é o terceiro conjunto histórico tombado na Bahia, atrás em importância apenas de Salvador e Cachoeira.
 
Para executar as ações de gestão e preservação dos bens culturais, sob sua responsabilidade, o IPHAN na Bahia conta com um escritório técnico em Rio de Contas, que responde também pelo conjunto arquitetônico e urbanístico de Mucugê e atende às solicitações de outros 50 municípios.
 
 
Conjunto arquitetônico colonial
 
Uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, além das belezas naturais, como cachoeiras, rios, riachos e formações rochosas, possui o mais bem preservado conjunto arquitetônico, com mais de 400 casarões tombados. Monumentos do século XVII fazem parte do cenário, dentre eles: o Teatro São Carlos - um dos três mais antigos do Brasil e o mais antigo do interior baiano; Antiga Casa de Câmara e Cadeia - a mais temida prisão do sertão baiano que ainda tem o brasão do império na fachada principal e no pavimento térreo a cela das prisões;  Casa à Rua Barão de Macaúbas; Igreja Santana - construída por escravos durante a segunda metade do século XIX; Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento - é o templo mais importante da Chapada em termos artístico, considerado o melhor exemplar de arquitetura religiosa em todo o sertão baiano, com uma forte influência barroca; Orquestra Filarmônica Lira dos Artistas; Casa que pertenceu ao Coronel Carlos Souto - exemplo máximo da arquitetura da época do ouro; Mercado Público Municipal; Casa onde nasceu Abílio Cesar Borges, "O Barão de Macaúbas"; Clube Rio-contense  - local onde eram realizadas festas somente para os brancos; Antiga Prefeitura do município; Casa de Fundição - onde o ouro era derretido e transformado em barras, hoje funciona as instalações da atual prefeitura municipal.