Bahia

SERRINHA COMEMORA 94 ANOS DA PROCISSÃO DO FOGAREU A MAIOR DA HISTÓRIA

Evento religioso acontece toda quinta-feira do ano à noite
Tasso Franco , Serrinha | 29/03/2024 às 10:03
Foram milhares de pessoas como nunca se viu
Foto: BJÁ
   Aconteceu ontem, à noite, em Serrinha, a procissão do Fogaréu que completou 94 anos de existência e é uma das mais belas da semana santa da Bahia. Neste 2024, sob a presidencia do bispo diocesano dom Hélio Pereira, foi uma das maiores até hoje em sua história com milhares de pessoas sendo acompanhadas por 3 imensos carros de som, músicas e cânticos religiosos, a penitência ao senhor morto e orações.

  O cortejo saiu da catedral basília na praça Miguel Carneiro e percorreu a Av Luis Viana Filho até a praça Astrogilda Paiva Guimarães (Morena Bela) descendo pela Lauro Mota até a praça Luis Nogueira onde deu uma parada em frente a matriz de Senhora Santana; dai seguindo pela antiga Rua Direita, rua Antonio Rodrigues Nogueira, até a BA em direção a Barrocas tomando rumo para a colina de Senhora Santana erguida pela familia Samuel Nogueira, hoje, bairro da Santa.

  Trata-se de um cortejo com os fieis portando tochas representando os judeus que procuravam ou seguiam os passos de Jesus Cristo já condenado pelo Sinedrio e capturado pelas tropas romanas a caminho do morro das Oliveiras, em Gólgota, onde foi crucificado. Há toda essa representação simbolica na procissão com os romanos, o Cristo e os judeus em lágrimass.

   No alto da colina há uma representação teatral e a homilia do bispo diocesano.