Bahia

UESC LAMENTA MORTE MESTRE VIRGILIO MAIOR NOME CAPOEIRA ANGOLA NO SUL

Com Pimenta e UESC
Tasso Franco , Salvador | 18/03/2024 às 10:00
Mestre Virgilio, DE iLHÉUS
Foto: Acervo M Cabello
    Faleceu ontem (17), em Ilhéus, José Virgílio dos Santos, Mestre Virgílio, maior expoente da Capoeira Angola no sul da Bahia. Ele estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau desde terça-feira (12), após sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC) e parada cardíaca.

Nascido em Ilhéus, ele foi iniciado na capoeiragem aos 9 anos, em 1944, pelo Mestre Caranha. Também foi discípulo dos Mestres Chico da Onça, Claudemiro, Álvaro, Elíscio, João Valença e Barreto. Formou-se contra-mestre, em 1950, pelas mãos do Mestre João Grande.

Mestre Virgílio fundou, em 2002, a Associação de Capoeira Angola Mucumbo (Acam). Compositor profícuo, lançou, em 2007, o disco de canções autorais Velho Angoleiro: Ladainhas e Corridos.

Pela vida dedicada à arte marcial e à transmissão da cultura afro-brasileira, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) o concedeu, em 2021, o título de Doutor Honoris Causa.

NOTA DA UESC

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, e o vice-reitor, Mauricio Santana Moreau, lamentam, com profundo pesar, o falecimento de José Virgílio dos Santos (Mestre Virgílio).

O Mestre Virgílio é um dos mais importantes divulgadores do conhecimento e da prática da Capoeira Angola na Bahia e no Brasil, cuja trajetória o qualificou a receber o título Doutor Honoris Causa, concedido através da Resolução do Conselho Universitário (Consu) 11/2011, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A Uesc destaca José Virgílio dos Santos como uma pessoa que passou a sua vida lutando pelo melhor entendimento entre os povos. Quando a Instituição o reconheceu Doutor Honoris Causa, na realidade, outorgou o título à capoeira baiana, à capoeira brasileira e à Capoeira Angola”.

“A comunidade acadêmica da Uesc sente profundamente o falecimento do Mestre Virgílio, símbolo de paz e unidade, tanto para arte da Capoeira como para cultura da região Sul da Bahia, quiçá da Bahia e do Brasil”, ressalta o reitor.

Neste momento, a Universidade Estadual de Santa Cruz solidariza-se com os familiares, aprendizes e amigos que sofrem a saudade da sua partida.


Ilhéus, Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, 18 de março de 2024.

 

Alessandro Fernandes de Santana                  Mauricio Santana Moreau

Reitor                                               Vice-reitor