Bahia

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA COLÉGIO EM TEMPO INTEGRAL DE MACAJUBA


Município do Piemonte do Paraguaçu também foi contemplado, neste sábado (16), com recursos para a agricultura familiar

Tasso Franco , Salvador | 16/03/2024 às 17:35
Colégio Estadual Carlito de Carvalho
Foto: Joá Souza
O Colégio Estadual Carlito de Carvalho, em Macajuba, na região do Piemonte do Paraguaçu, é mais uma das 74  unidades de ensino integral inauguradas na Bahia desde o início de 2023. O equipamento, que foi ampliado e modernizado, está entre os investimentos realizados pelo Estado no município que, neste sábado (16), também ganhou um novo mercado municipal, barracas para os pequenos produtores, unidade de beneficiamento de mel e sistema de esgotamento sanitário. 

O governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade acompanhado de secretários de Estado. Ele, que é professor, recordou, também, o tempo de estudante.

“Eu estudei em escola de uma sala só, que não tinha nem banheiro. Não tinha restaurante, era uma cantina, e a gente agradecia a Deus. Hoje, o que a gente quer ver são os nossos filhos estudando, comendo aipim, ovo daqui, de agricultura familiar. Eu quero que o fubá de milho, o feijão que a escola compra, para fazer a feijoada para os nossos meninos e meninas, seja de qualidade, produzido aqui. Esse é um tema sensível para nós”, contou Jerônimo, após revisitar sua própria história como cidadão interiorano. O chefe do Executivo ainda lembrou que, com Macajuba, são 168 cidades baianas com projetos entregues ou em andamento pela gestão estadual.

A estudante Jaqueline Oliveira já se prepara para o vestibular e vê, na nova estrutura do colégio estadual, uma oportunidade de aumentar suas chances de aprovação em pedagogia. “Eu vou aproveitar muito este ano pra conseguir entrar no curso de pedagogia e ser professora, que é um sonho de criança. Aqui, já tem professores incríveis, que sempre incentivam a gente a fazer o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], professoras que ajudam o aluno, como a nossa professora de português, que faz muita atividade com redação. Então, eu vou correr atrás, lutar bastante para conseguir passar no vestibular”, compartilhou a adolescente.

A reforma do colégio estadual, executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), incluiu a construção de mais quatro salas de aula, teatro, campo de futebol society, reforma da quadra poliesportiva e do laboratório de biologia; instalação de um restaurante estudantil, com 48 lugares, que vai atender ao programa baiano de combate à insegurança alimentar nas escolas, e outros serviços na estrutura do imóvel. Foram R$ 5,8 milhões aportados na unidade. 

Na avaliação do diretor da escola, Renan Macedo, com a reforma e ampliação do colégio, será possível integrar atividades lúdicas à formação dos estudantes e aumentar a oferta no ensino técnico nas áreas de gestão e negócios e administração. “O aluno, agora, tem uma escola com uma estrutura de primeira. Passamos de 369 alunos para 817 alunos. Agora, temos 32 turmas – 10 de cursos técnicos. Ao todo, são 295 alunos na formação técnica. Eles entram a partir do primeiro ano no sistema integrado e podem usufruir da escola de domingo a domingo”, dividiu o gestor sobre o planejamento de 2024.

Em conjunto com a Prefeitura de Macajuba, também foi viabilizada a reforma e ampliação do mercado municipal, entregue, oficialmente, pelas autoridades neste sábado (16). Cerca de R$ 2 milhões foram empenhados pelo Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para implantação de uma praça de alimentação, boxes para comercialização de cortes bovinos, caprinos e suínos, grãos e hortifrutigranjeiro da agricultura familiar. 

Na área externa, também foram instaladas 100 barracas para a feira livre, através do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Para o distrito de Nova Cruz, foi autorizada a celebração de convênio para a construção de um mercado que atenderá a área, mais distante da sede.