Bahia

COM PROBLEMAS EM JOANES 2, EMBASA REDUZ ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA RMS

Veja nota da Ascom da empresa sobre o abasatecimento
Tasso Franco , Salvador | 28/02/2024 às 12:00
Falta d'água temporária
Foto: BJÁ
    SEGUNDO A ASCOM DA EMBADA, "Para manter a qualidade habitual da água distribuída, diante das fortes chuvas que alteraram as características da água bruta disponível na barragem de Joanes 2, o fornecimento de água está ocorrendo com menor volume em Salvador e parte da região metropolitana. A redução temporária da oferta é necessária para garantir que a água distribuída permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde".

“Estamos mantendo 80% do volume de água, o que significa que não haverá interrupção do abastecimento. Mas, a redução temporária, que é fundamental neste momento diante das condições do manancial, vai afetar o abastecimento da região. Por isso é fundamental que todos usem a água com economia nesse período”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

No momento, a Embasa interrompeu a captação de água na barragem de Joanes 2. Os técnicos estão trabalhando 24 horas por dia no monitoramento das condições da água bruta do manancial e no ajuste do processo de tratamento, para que seja possível retomar a produção de água nos níveis normais no menor prazo possível.

“Embora o sistema integrado de abastecimento utilize outros mananciais, como as barragens de Pedra do Cavalo e de Santa Helena, a interrupção da captação em Joanes 2 tem um impacto imediato no volume de água disponível”, explica Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa na RMS. “Estamos com nossas equipes trabalhando dia e noite para conseguir retomar o uso dessa água e regularizar o fornecimento em toda a área afetada”.

Impacto das chuvas -  O mês de fevereiro foi excepcionalmente chuvoso em Salvador e na bacia hidrográfica do rio Joanes. O índice de chuvas na região alcançou 310mm até ontem (26), quatro vezes maior do que o esperado para o mês. É o maior índice pluviométrico de fevereiro nos últimos 19 anos. O grande volume de chuvas arrasta terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica (folhas, galhos) de toda a bacia até o rio, modificando a composição da água.

Áreas afetadas: Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e as ilhas de Salvador (ilha de Maré, dos Frades, de Bom Jesus dos Passos).

LUCAIA

A Embasa informa que equipes estão trabalhando no reparo emergencial em linha distribuidora de água danificada durante obra do BRT em trecho da Avenida Juracy Magalhães, próximo ao Lucaia, na manhã de hoje (28). As equipes foram mobilizadas assim que informadas do acidente na tubulação. Para possibilitar o conserto, o fornecimento de água está temporariamente interrompido nos bairros de Amaralina, Rio Vermelho e parte do Horto Florestal (Rua Santa Luzia). 

Diante da complexidade do serviço, a previsão é que a manutenção seja concluída na  noite de hoje (28), quando será retomado de forma gradativa o abastecimento na área afetada.