Bahia

SEC PROMOVE INTEGRAÇÃO COM FAMILIAS NAS ESCOLAS ESTUDUAIS NESTE SÁBADO

As informações são da Ascom da Secretaria de Educação do Estado
Da Redação , Salvador | 24/02/2024 às 11:24
Palestra em escola na capital para pais de alunOs
Foto: SEC
   Segundo Ascom da SEC/Estado, várias escolas da rede estadual de ensino promoveram, neste sábado (24), o Dia da Família na Escola.  A iniciativa teve o objetivo de proporcionar o envolvimento de pais, mães e responsáveis legais dos estudantes nas ações das unidades escolares. Durante o dia, as famílias tiveram a oportunidade de dialogar sobre as atividades pedagógicas programadas para o ano letivo e conhecer melhor os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado e, também, as instalações das escolas.

Em Salvador, no Colégio Estadual Rubén Darío, os familiares participaram de uma palestra sobre o tema “A importância da família no contexto educacional dos filhos no projeto de vida". Além disso, foram realizadas oficinas do Programa Educa Mais Bahia e abordadas questões como atendimento psicopedagógico,  Educação Integral, frequência e notas, disciplinas dos alunos, programas do governo como o Bolsa Presença, preservação do patrimônio escolar, combate ao mosquito da dengue.

Dona Maria Auxiliadora, que é mãe do estudante Isaac dos Santos, 16, 1º ano do Ensino Médio, disse que é fundamental que os familiares se envolvam na rotina escolar dos seus filhos. “Sou uma mãe muito presente e faço questão de procurar a escola para saber dos projetos e das ações e, principalmente, como está o desenvolvimento do meu filho na escola”.

No município de Bom Jesus da Lapa, no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, o dia foi marcado por palestra com uma psicóloga sobre o tema “Ralação família x escola”, além de diálogo sobre regimento escolar; informes da Educação Integral; tira-dúvidas sobre avaliações e seus mecanismos; abordagem sobre os programas Bolsa Presença e Pé de Meia; e visita guiada pelas instalações da escola.

Para Fábio Antonio Lopes, pai do estudante Cauê Brito Lopes, 14, que está no 1º ano do curso técnico de nível médio em Administração, a parceria da escola com a família é essencial. “Sou pedagogo, ex-aluno desta escola e penso que a educação acontece no processo do dia a dia do aluno e não é apenas a escola que é responsável pela sua formação acadêmica. Estou muito feliz que meu filho está estudando aqui, pois conheço o corpo docente e sei do compromisso da escola com a educação. Espero que a escola mantenha esses encontros com os pais”, afirmou.

Em Sítio do Mato, no Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário, a programação dedicada à família também foi extensa. Os pais conferiram apresentações de fanfarra e de música realizadas por alguns estudantes; se inteiraram sobre os projetos artísticos e culturais desenvolvidos; tiraram dúvidas sobre programas como o Bolsa Presença e, também, conheceram a novidade do colégio, com a oferta da Educação Integral, que foi iniciada, este ano, com uma turma.

Já em Ilhéus, no Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, a programação incluiu sessão de massagem e acupuntura; palestra com psicólogo; ações de combate ao mosquito da dengue; e diálogo sobre programas como Bolsa Presença e Pé de Meia.