Bahia

OPERAÇÃO KARIRI EM FEIRA: HOMEM É MORTO E SÃO BLOQUEADOS R$50 MILHÕES

A operação identificou também que uma família se deslocou do estado de Pernambuco para o Município baiano de Feira de Santa
Tasso Franco , Salvador | 21/02/2024 às 18:15
Busca em Feira de Santana
Foto: PF
  Na Operação Kariri, o chefe do esquema de tráfico morreu na cidade de Feira de Santana. Segundo informações da Polícia Federal, Rener Manoel Umbuzeiro reagiu à abordagem, entrou em confronto e morreu. Não foram divulgadas mais informações sobre a causa da morte.

A Operação Kariri denunciou uma família que veio de Pernambuco para cultivar maconha em Feira de Santana. Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (21).

Segundo o MP, a operação é conjunta e deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e pela Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira, dia 21, sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão contra envolvidos com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. 

Também foi determinado pela Justiça o bloqueio de contas bancárias e imóveis, que totalizam cerca de R$ 50 milhões, incluindo seis imóveis de alto padrão e cinco fazendas, localizados nos estados da Bahia e Pernambuco. Também participaram da operação a Companhia Independente de Ações no Cerrado (CIPE Cerrado) e a 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (28ª CIPM).
 
A “Operação Kariri” contou com a participação de aproximadamente 100 policiais que cumpriram as ordens judiciais nas cidades de Salvador, Feira de Santana, América Dourada, Morpará, Ibititá e Muquém do São Francisco, na Bahia; além das cidades de Brasília, São Paulo e Ibimirim, no estado de Pernambuco. Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações tiveram início em 2019. Desde então, um total de três flagrantes foram realizados, nos quais foi apreendida mais de uma tonelada de drogas e roças de maconha foram erradicadas. Isso possibilitou identificar o responsável pela organização criminosa e toda a cadeia de lavagem de capitais. 
 
A operação identificou também que uma família se deslocou do estado de Pernambuco para o Município baiano de Feira de Santa