Bahia

GOVERNADOR PRESIDE POSSE DO REITOR E VICE DA UESC EM ILHÉUS

O governador Jerônimo Rodrigues havia participado da solenidade de posse do reitor e vice-reitor, no primeiro mandato, como secretário de Educação do Estado
Da Redação ,  Salvador | 06/02/2024 às 13:21
Campus da UESC, Ilhéus
Foto: Julia Barreto

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, presidiu a solenidade de posse do Reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), respectivamente, Alessandro Fernandes de Santana e Maurício de Santana Moureau, realizada nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, no Auditório do Centro de Arte e Cultura da Uesc, em Ilhéus, Sul da Bahia. O reitor e o vice-reitor foram reeleitos pela comunidade acadêmica, em novembro último, para novo mandato à frente da gestão da Universidade, no período 2024-2028, 89% dos votos válidos dos docentes, discentes técnicos e analistas.

O governador Jerônimo Rodrigues havia participado da solenidade de posse do reitor e vice-reitor, no primeiro mandato, como secretário de Educação do Estado. “Na condição de secretário de Estado, presenciei a revolução no papel que a Uesc tem exercido na região, formando pessoas e estabelecendo um novo padrão de cultura. A Uesc é um patrimônio do Estado da Bahia, um patrimônio dessa região. Então, vim fortalecer essa parceria e reafirmar o compromisso com as universidades estaduais”, destacou o governador baiano.

A solenidade foi prestigiada com a presença dos reitores das demais universidades estaduais da Bahia, Amalí Mussi de Angelis, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Luiz Otávio de Magalhães, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Adriana Marmori, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Também estiveram presentes os reitores de gestões anteriores da Uesc: Aurélio Farias de Macêdo (1985-1988), Renée Albagli Nogueira (1996-2004), Antônio Joaquim Bastos da Silva (2004-2012) e Adélia Pinheiro (2012-2019), atual secretária de Educação da Bahia, a primeira dama da Bahia, professora Tatiana Velloso e os deputados estaduais Rosemberg Pinto e Soane Galvão.

Além deles, integraram a mesa oficial da cerimônia os prefeitos de Ilhéus e Itabuna, Mário Alexandre Souza e Augusto Castro, o presidente da Amurc e prefeito de Coaraci, Jadson Albano, o  Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, os presidentes da Associação dos Docentes (Adusc) e dos Funcionários (Afusc) da Uesc, respectivamente, professor M arcelo  Lins e Marciene Lima, a representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Camila Silveira, e os secretários estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro.

Durante a cerimônia de posse, que contou com apresentação do Coral da Uesc e do sexteto de cordas Bezerra Harmony, o reitor empossado, Alessandro Fernandes expressou sua emoção e honra ao reassumir o posto. “É com imensa emoção e profunda honra que reassumo a missão de liderar a Uesc. Este é um momento desafiador para o ensino superior, e estamos comprometidos em promover o desenvolvimento com autonomia e democracia. Contamos com o apoio de toda a comunidade acadêmica para construirmos juntos um futuro brilhante para a nossa universidade”, afirmou Alessandro Fernandes.

A Secretária de Educação, Adélia Pinheiro, destacou a importância do fortalecimento da universidade como uma das maiores instituições de ensino na Bahia, afirmando. "Investir no desenvolvimento e autonomia da Uesc é crucial para o avanço educacional em nosso estado. Parabenizo os novos gestores e reitero o compromisso da Secretaria da Educação em colaborar para o sucesso contínuo desta instituição de ensino superior"