Bahia

LAURO: FESTA DE IEMANJÁ ATRAI DEZENAS DE PESSOAS À PRAIA DE BURAQUINHO

A festa é realizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 02/02/2024 às 17:05
Festa de Iemanjá
Foto: ASCOM PMLF

A praia de Buraquinho amanheceu repleta de fiéis que chegavam a todo momento com suas flores e presentes para homenagear, Iemanjá, neste 02 de fevereiro. Sob a liderança de Mãe Lúcia, as cantigas do ‘Xirê’ foram entoadas com fervor, ecoando pelas areias, criando uma atmosfera de conexão espiritual e gratidão. 


Mãe Lúcia, que é Mameto Kamurici, líder espiritual do Terreiro São Jorge Filho da Goméia, ressaltou a importância da festa. “Hoje é um dia importantíssimo, um dia de festa, de união, um dia para a gente agradecer a rainha Caiala, Janaína, rainha do mar”. Mãe Lúcia aproveitou para reforçar os pedidos que fez a Iemanjá: “Para 2024 pedimos equilíbrio”, destacou. 


Após o Xirê, a programação em homenagem à rainha do mar seguiu com a entrega dos presentes. Acompanhando o cortejo, a equipe náutica de salva-vidas zelava pela segurança dos participantes, garantindo que o evento transcorresse sem incidentes. 


A prefeita Moema Gramacho, participou das homenagens e foi até o mar de Buraquinho fazer suas preces e entregar rosas brancas à Orixá. A gestora falou sobre suas raízes e a importância de valorizar nossa ancestralidade. “Eu sou nascida no Pelourinho, então para mim é muito importante a gente rememorar nossa história, afinal o povo que não celebra sua história perde sua identidade. Então, cada vez mais, vamos valorizar nossa história”, concluiu.


A mineira Janaína, moradora de Buraquinho, que leva o mesmo nome da Orixá, fez questão de falar de sua devoção pela rainha do mar. “Eu tenho devoção por Iemanjá, e morar perto do mar me traz essa força, tenho um verdadeiro encantamento”, Janaina Santos ainda completou. “É uma manifestação linda demais. Eu não perco!”


Encerrada a entrega dos presentes, as manifestações culturais tomaram conta das areias de Buraquinho, com rodas de capoeira e músicas que refletiam a rica diversidade da cultura afro-brasileira. 


A festa é realizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), através de patrocínio firmado com a Associação São Jorge Filho da Gomeia e em parceria com a Colônia de Pescadores de Buraquinho, o Terreiro São Jorge Filhos da Gomeia, a Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB/Coordenação Lauro de Freitas) e mais 15 terreiros de Candomblé.