Bahia

CODEVASF PROMOVE PEIXAMENTO EM BARRINHA NO MUNICÍPIO DE B.J. DA LAPA

Codevasf realiza peixamento em tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes do Médio São Francisco baiano


Codevasf , Bahia | 16/01/2024 às 15:13
50 MIL alevinos foram lançados n'água
Foto:
 
Peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica do São Francisco foram inseridos no domingo (14) pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em trechos do rio na localidade de Barrinha, no município de Bom Jesus da Lapa (BA), durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes. Ao todo, o trecho do rio na região do Médio São Francisco baiano recebeu 50 mil alevinos.

O peixamento inseriu nas águas do rio São Francisco 35 mil alevinos da espécie curimatã e mais
15 mil alevinos de pacamã e mobilizou a comunidade e visitantes que vieram prestigiar a tradicional festa. Um deles foi o pescador Noemio Rodrigues Pereira, que também participou da soltura dos peixes.

“Para nós que vivemos do rio São Francisco, esse peixamento é muito importante, pois teremos uma grande produção para toda a comunidade. Todos os anos, a Codevasf vem dar esse apoio ao nosso rio e aos pescadores”, comemorou o pescador, que atua na região do Médio São Francisco baiano.

De acordo com o padre Roque Silva, reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, a festa foi trazida pelos remanescentes da barragem de Sobradinho, que foram instalados na região. Ele destaca que o peixamento também é uma ação de educação ambiental para envolver a comunidade na proteção ao rio São Francisco. “Essa é uma forma de contribuir para a conscientização sobre a preservação do rio e acerca do respeito à piracema para que os peixes cresçam até estarem em condições de pesca e consumo”, afirmou o líder religioso. 

O engenheiro de pesca da Codevasf, Dyego Freire, acompanhou o peixamento e apontou os objetivos da ação. “Os peixamentos realizados pela Companhia são fundamentais para a recomposição da ictiofauna e atuam como ação de revitalização da bacia hidrográfica, recuperando o meio ambiente atingindo pela ação do ser humano. Nós fazemos a recomposição do estoque pesqueiro com espécies nativas da bacia hidrográfica para que os peixes continuem a aparecer na pesca e que no futuro cumpram sua função ecológica e social”, explicou. 

Os alevinos utilizados no peixamento foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, unidade de pesquisa e tecnologia que produz anualmente milhões de alevinos de espécies de peixes nativas de importância econômica e ecológica para soltura.