Bahia

LAURO: EM ITINGA, BLITZ EDUCATIVA LEVA CONSCIENTIZAÇÃO À POPULAÇÃO

Violência contra as mulheres: em Itinga, blitz educativa leva conscientização à população
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Feitas | 12/01/2024 às 18:07
Blitz educativa
Foto: Wandaick Costa

Com o objetivo conscientizar e deixar as mulheres mais seguras, seja na rua, na escola, no transporte coletivo, no trabalho ou onde for, o Governo Estado, por meio da Secretaria de Política para as Mulheres do Estado (SPM-BA), realizou, na manhã desta sexta-feira (12), mais uma edição do projeto blitz educativa “Elas à frente no Trânsito - Por um trânsito mais seguro e respeitoso a todos”. A ação, que teve o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SPM) e contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Lauro de Freitas e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), aconteceu no Largo do Caranguejo, em Itinga.

A secretária da SPM dr Lauro de Freitas, Juçara Neves, falou sobre o objetivo da ação. “Essa manhã está marcada por essa blitz. Quero destacar a parceria entre os órgãos, que estão juntos para realizar esse trabalho, que é de suma importância. A gente vê esse tipo de violência acontecer de forma corriqueira. Nosso papel aqui é despertar e mostrar a necessidade de ter conhecimento, tanto para as mulheres quanto para os homens. Estamos juntos para fazer esse trabalho de conscientização”, explicou Juçara.

Aldinha Sena, Chefe de Gabinete da SPM-BA, destacou a campanha e reforçou a necessidade de os governos serem parceiros das mulheres nesse enfrentamento. “Nós estamos fazendo um trabalho de valorização às mulheres e de orientação. Elas têm, no Governo do Estado e no Município, os parceiros para que elas denunciem esses crimes. A maioria das mulheres já sofreu algum tipo de importunação e muitas delas não sabem quem procurar. Então, é papel dos governos orientá-las. É uma forma de mitigar e diminuir esses crimes que são terríveis para nós, mulheres”, frisou Sena.

A vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados - Lauro de Freitas, Cinthia Faleiros, entende que os homens também têm um papel importante nessa caminhada. “As mulheres precisam entender os tipos de violência que elas sofrem. Às vezes elas sabem o que é a violência, mas muitas vezes não sabem como denunciar. Essa blitz é excelente para fazer a conscientização, para trazer para a sociedade a reflexão e entendimento. Os homens também têm um papel importante nesse processo, porque eles precisam entender que algumas atitudes, além de imorais, são ilegais. Espero que com essa ação consigamos cercear a violência dentro da sociedade contra a mulher”, alertou Faleiros.