Bahia

SSP E SEAP TENTAM LOCALIZA DETENTOS QUE FUGIRAM DA MATA ESCURA

Veículos esperavam os fugitivos na Av Gal Costa
Tasso Franco , Salvador | 23/10/2023 às 11:33
Nenhum dos fugitivos foi recapturado
Foto: Alberto Maraux
    Segundo nota da Secretaria de Segurança Pública, a SSP e Seap atuam integradas para localizar detentos que fugiram em SSA e ações de inteligência são realizadas por equipes das polícias Militar, Civil e Penal para recapturar os criminosos.

As Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) atuam integradas dwdw sábado (21), com o objetivo de localizar detentos que fugiram do Complexo Prisional de Mata Escura, em Salvador.

Ações de inteligência são realizadas por equipes das polícias Militar, Civil e Penal para recapturar os criminosos. Equipes do Batalhão de Guardas, da Rondesp Central e do Grupamento Aéreo (Graer) realizam varreduras no perímetro do Complexo.

Informações sobre os detentos podem ser enviadas através dos telefones 181 (Disque Denúncia) e 190 (Centro Integrado de Comunicações).

CORREIO

Segundo o portal Correio, "o Batalhão de Guarda da Polícia Militar da Bahia (BGPM), que faz a segurança do perímetro de fora do módulo V do Complexo Penitenciário Lemos Brito (PLB), de onde fugiram sete detentos no último sábado (21), foi informado por agentes penais, que fazem a segurança dentro do módulo, sobre uma ‘movimentação estranha’ dos detentos no local três horas antes da fuga se concretizar por volta das 12h40. É o que garante o presidente Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Reivon Pimentel. De acordo com ele, as guaritas do BGPM que cercam o local estavam desocupadas".

“Eles [BGPM] foram avisados por agentes penais às 9h30 da manhã que tinha uma movimentação estranha no módulo. A segurança perimetral, de fora do pavilhão, é deles. Se tivesse pelo menos um preposto [agente], teria visto a movimentação. Porém, os PMs só apareceram quando a fuga estava em andamento. Os detentos fugiram em frente às quatro guaritas aéreas que circundam a área do módulo que estavam desguarnecidas", afirma Reivon.

Ainda de acordo com o presidente do Sinspeb, só há um lugar para fugir do PLB: o matagal que dá acesso a Avenida Gal Costa, onde carros esperavam os detentos que conseguiram sair do local. Sobre a ação da polícia penal, Reivon argumenta que não era possível para os agentes que fazem a segurança interna verem a ação, além de ressaltar que o BGPM falhou na ação de combate à fuga no perímetro externo do módulo e na região de mata por onde os criminosos conseguiram sair.

"Os policiais penais não tinham como ver porque o sanitário onde foi feito o buraco fica em cima do posto de serviço. A fuga ocorreu às 12h40 e não houve nenhum reforço na segurança. Bastava colocar os homens em cima do módulo e ocupar as guaritas. Na hora que foi avisado, precisava colocar uma viatura em frente ao matagal. Os detentos não iam sair porque a polícia estaria lá”, afirma Reivon.

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) foi procurada para responder sobre as informações do Sinspeb, explicar se havia ou não agentes da BGPM nas guaritas e o que foi feito desde o aviso dos policiais penais para evitar a fuga dos detentos. No entanto, orientou a procura da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) para falar sobre o assunto. A reportagem procurou a pasta e aguarda posicionamento e respostas sobre o caso. No domingo (22), em entrevista sobre a fuga, Julio, tenente-coronel da Polícia Militar e do Batalhão de Guarda, classificou a ação da polícia como ‘exitosa’ no momento em que os criminosos fugiram.