Bahia

SINJORBA FAZ ENCONTRO EM CRUZ DAS ALMAS PARA REFORÇAR CATEGORIA

Grupo de profissionais se reuniu nesta quinta-feira (19), em Cruz das Almas
Da Redação , Salvador | 23/10/2023 às 17:33
Presidente Moacy Neves durante encontro em Cruz das Almas
Foto: SINJORBA
  Envolver jornalistas na luta sindical em prol de melhorias para a categoria por um ambiente de trabalho mais digno e conectado às necessidades do tempo atual. Esse foi o objetivo da reunião realizada pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano.

O bate-papo foi acompanhando pelo presidente do Sinjorba, Moacyr Neves; o secretário do interior, Rafael Lopes; e o diretor regional do Recôncavo, Orlando Silva. Ao longo do diálogo, foi feita a escuta atenta aos desafios e necessidades da categoria no território e foi contextualizado o cenário de lutas de jornalistas, bem como o histórico de atuação do Sinjorba nos últimos quatro anos.

Natural do Recôncavo, Joseane Vitena é jornalista e atua com assessoria de comunicação em Cruz das Almas. Para ela, a atuação do sindicato é fundamental. “A iniciativa do Sinjorba é excelente! Nós, jornalistas do interior do estado, precisamos desse apoio. E conhecer melhor o trabalho do sindicato, ter essa aproximação é importante para fortalecer essa luta por valorização, reconhecimento e condições dignas de trabalho, que precisa ser de todos.”, avaliou.

Quem também colebrou a oportunidade de diálogo com os colegas jornalistas foi Mário Jorge. Atuando no radiojornalismo em Cruz das Almas, ele considera o movimento do Sinjorba no interior como uma iniciativa positiva.

“Foi um momento importante para a categoria se reunir, trocar ideias, discutir questões relevantes para o nosso trabalho e a atuação do Sindicato nas pautas nacionais e estaduais. Acredito que encontros como esse fortalecem nossa luta, reconhecem especificidades da atuação profissional no interior do estado, e podem levar a melhorias significativas em nossas condições de trabalho e na qualidade do jornalismo que produzimos. Espero que esse seja apenas o início de muitos outros encontros para fortalecer a presença do Sinjorba em nosso território do Recôncavo.”, apostou.

A iniciativa buscou integrar colegas que atuam no território para pensar um plano de ações e lutas da entidade no Recôncavo, pautado na defesa dos interesses da profissão, que perpassa por diferentes fatores como piso salarial, jornada de trabalho legal e condições adequadas de trabalho.

Próximos eventos

Em novembro serão realizados o XI Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia (Conejorba) e a Bahia também sediará o 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessorias de Imprensa (Enjai), entre os dias 16 e 19 de novembro, no Hotel Sol Victoria Marina, na capital baiana. As inscrições para o Enjai podem ser feitas até dia 31 de outubro pelo site: enjai.com.br.