Bahia

ELEIÇÃO PARA REITOR E VICE UESC TEM CHAPA ÚNICA ALESSANDRO E MAURÍCIO

Os candidatos estão liberados para a campanha entre a comunidade acadêmica de 6 a 24 de novembro. Com o pleito sendo realizado no dia 28
Ascom UESC , bAHIA | 21/10/2023 às 09:58
Alessando e Maurício inscrições
Foto: Júlia Barreto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) inicia a eleição para Reitoria. Quinta-feira, 19 de outubro, o reitor Alessandro Fernandes e o vice-reitor, Mauricio Santana Moreau, protocolaram a inscrição da chapa para concorrerem ao segundo mandato do reitorado para o quadriênio 2024-2028.O prazo para inscrição terminou na sexta-feira, 20.

A votação, apuração e proclamação dos resultados será no dia 28 de novembro de 2023. Todo processo de escolha do novo reitor da Uesc é coordenado por uma comissão, conforme deliberado na 69a Reunião Extraordinária do Conselho Universitário, realizada no dia 2 de agosto de 2023. A Comissão tem como presidente o professor Dr. Marcos Antônio Bandeira, vice-presidente a professora Dra Lívia Andrade Coelho e secretário o discente Shauan Keven Rocha Fontes. Os demais membros titulares são a professora Dra. Lília Marta Brandão Modesto e o técnico-administrativo Rafael Bertoldo. Já os suplentes são os docentes Vinícius Augusto Takahashi Arakawa, Alexandre Justo de Oliveira Lima, Antônio Balbino Lima, a discente Aíla Oliveira da Silva e a técnico-administrativo, Cristina Verônica Novaes.

Essa comissão tem até o dia 25 para acatar os pedidos de impugnação que serão julgados até o dia 30 de outubro. Mas, ainda caberá recursos que serão avaliados no dia 1 de outubro. A data da homologação das candidaturas, conforme o calendário, é em 3 de novemb ro.

Os candidatos estão liberados para a campanha entre a comunidade acadêmica de 6 a 24 de novembro. Com o pleito sendo realizado no dia 28, os pedidos de impugnação podem ser apresentados no dia 29 e o julgamento das impugnações e homologação do resultado final será no dia 1 de dezembro de 2023. No dia 11 de dezembro é o prazo final para o encaminhamento, por parte da Comissão Eleitoral, das decisões dos recursos ao Conselho Universitário, cujos resultados serão encaminhados ao Governador do Estado da Bahia para proclamação e data da posse dos eleitos.

O colégio eleitoral da Universidade Estadual de Santa Cruz é composto pelos corpos docente, discente e técnico-administrativo. Poderão votar os estudantes, professores substitutos, visitantes e técnico-administrativos, incluindo os em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), desde que comprovada vigência de seus contratos pela Gerência de Recursos Humanos. São impedidos de votar os servidores técnico-administrativos em cargos comissionados com menos de cinco anos de exercício na Uesc.