Bahia

EM LAURO, SEC ENTREGA 30º COLÉGIO EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO

Em Lauro de Freitas, Governo do Estado entrega a 30ª escola de tempo integral do ano; Jerônimo convida comunidade a usar equipamentos
Tasso Franco ,  Salvador | 20/10/2023 às 09:28
Governador Jerônimo na inauguração de colégio em Lauro
Foto: Mateus Pereira
                                                                            ***
Em Lauro de Freitas, Governo do Estado entrega a 30ª escola de tempo integral do ano; Jerônimo convida comunidade a usar equipamentos
 
O governador Jerônimo Rodrigues, entregou em Lauro de Freitas, nesta quinta-feira (19), a 30ª escola de tempo integral inaugurada em 2023. O Colégio de Tempo Integral de Portão possui 24 salas de aulas, biblioteca, quatro laboratórios, duas salas multifuncionais, teatro e restaurante, ambos com 200 lugares, além de piscina semiolímpica, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta e outros equipamentos. Foram investidos R$ 30 milhões entre obras físicas, equipamentos e desapropriações, em um trabalho realizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) em parceria com a Secretaria de Educação (SEC).
 
Essa é a segunda unidade de grande porte para oferta de ensino em tempo integral inaugurada no município. “Lauro de Freitas merece, pelo tamanho, importância e capacidade. E é como temos dito sempre: é bom para o professor, para os servidores que vão ter um ambiente de qualidade, que vai ser especialmente utilizada em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, de Esporte, de Cultura. Os equipamentos, por exemplo, o teatro, tem que ser utilizado por grupos de idosos, que podem vir ensaiar, se apresentar, a escola pode receber os torneios e campeonatos da rede municipal. Então, é a escola interagindo com um prédio maravilhoso desse cravado em um bairro importante” declarou Jerônimo.
 
Ainda conforme o governador, até o final de 2023, outras unidades serão entregues em todo o estado, dentre prédios completamente novos, ampliações e modernizações.  “Às vezes, a gente só está contando escola nova. Existem unidades que a gente coloca quadra coberta, campo society, restaurante, teatro, e o custo dessa nova obra, dessa ampliação, é de R$ 18 milhões e a gente não pode dizer que isso é uma escola nova. A gente chama de modernização”, explicou.
 
A nova unidade reúne 882 estudantes matriculados no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e recebeu os alunos de três outras unidades, do Colégio Social de Portão, do Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira e do anexo do Kleber Pacheco. “É uma grande alegria o dia de hoje. Ontem teve entrega em Salvador, hoje é Lauro do Freitas, amanhã em Porto Seguro. Entregando novas escolas, escolas de tempo integral para acolher nossos estudantes e consolidar a nossa trajetória aqui na Bahia de políticas educacionais que envolvem a educação pública de qualidade”, disse a secretária da Educação, Adélia Pinheiro.
 
A titular da SEC acrescentou que dos quase 900 estudantes que a escola recebe, mais de 400 são apoiados com o Bolsa Presença, programa que contribui para a segurança alimentar das famílias e para assegurar a permanência dos estudantes na escola. Há ainda 25 estudantes que recebem bolsa do Mais Estudo, que beneficia estudantes de desempenho destacado que auxiliam os seus colegas sob supervisão de professores. “Também, essa escola conta com um corpo de professores, diretor, vice-diretoras qualificadas para esse trabalho e é nesse conjunto. Estudantes apoiados e espaço físico qualificado que nós fazemos a educação pública como direito de cidadania e como ferramenta e política imprescindível para autonomia, democracia e liberdade”, completou Adélia.
 
Para o estudante, Danilo Cachoeira, 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio, a nova escola está aprovada. “Foi um bom investimento. Agora tem piscina nova, o campo antigo, que muita gente jogava era de areia, não tinha a qualidade desse campo aqui, sintético. Gostei muito da estrutura”, disse o jovem que estudava no Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira.