Bahia

ESTADO ENTREGA CARRETAS PIPAS PARA A PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Governo do Estado entrega carretas pipas para a produção da agricultura familiar
Ascom CAR , Salvador | 19/10/2023 às 18:26
Governo do Estado entrega carretas pipas para viabilizar a produção da agricultura familiar
Foto: Divulgação

  A agricultura familiar baiana vive mais um dia de entregas para fomentar a produção de milhares de famílias agricultoras pelo estado. Nesta quinta-feira (19/10), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou 94 veículos tipo carreta pipa para prefeituras e organizações produtivas da agricultura familiar, com um investimento superior a R$ 4 milhões, oriundos de emendas parlamentares.

 

Essas carretas pipas servirão para melhorar as condições de irrigação nas plantações, no abastecimento de água e para auxiliar na limpeza das estradas vicinais.  As entregas foram realizadas no Parque de Exposições, em Salvador, e contou com a participação do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.

 

“Estamos entregando esses reboques que serão acoplados aos tratores já disponibilizados, anteriormente, pelo Governo do Estado para gerar mais qualidade de vida e renda para as nossas famílias agricultoras", afirmou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

 

As organizações da agricultura familiar reforçaram a necessidade dessa carreta pipa, especialmente nesse momento de seca no Semiárido baiano. O presidente da Associação dos Agricultores do Vale do Rio das Contas em Tanhaçu, Fidelino Oliveira, comentou a importância do equipamento. "Antes, a gente gastava cerca de R$ 700,00 por mês adquirindo caminhão-pipa particular. Agora, não vamos ter mais esse custo e poderemos utilizar a água para o que precisar, tanto para o cotidiano quanto para irrigar as nossas hortaliças e frutíferas, como limão e maracujá", disse o representante.

 

Já a presidente da União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção, Anatália Meira, informou que o equipamento vai oportunizar a entrega dos produtos da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Estamos muito felizes com esse equipamento porque a nossa região está muito seca, então, vamos levar essa água para as famílias agricultoras poderem produzir e escoar os alimentos tanto para o PAA quanto para o PNAE da região", falou Anatália.

 

O presidente da Associação Lagoa das Cacimbas, do município de Malhada de Pedras, Fernando Ataíde, valorizou a capacidade da carreta pipa para abastecer a comunidade rural. "O povo da cidade, às vezes, não tem ideia do que significa uma carreta pipa como essa para a área rural. São quatro mil litros que, acoplados com o trator que já recebemos da CAR, vai facilitar muito a nossa vida e ajudar a manter a nossa produção e comercialização", comemorou Fernando.