Bahia

FEIRA: GUARDA MUNICIPAL APREENDE CIGARROS ELETRÔNICOS EM DUAS ESCOLAS

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. A entidade afirma que os dispositivos não são seguros e podem causar danos à saúde.
Tasso Franco , Salvador | 17/10/2023 às 10:17
Cigarros apreendidos
Foto: SECOM PMFSA
   A Guarda Municipal de Feira de Santana apreendeu quatro cigarros eletrônicos em duas escolas municipais da cidade, na última semana. A ação foi realizada pela Ronda Escolar, após denúncia de funcionários das instituições de ensino.

De acordo com a Guarda Municipal, os adolescentes foram encontrados usando os cigarros eletrônicos tanto na parte externa quanto nas dependências das escolas. Eles foram encaminhados à diretoria das instituições para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. A entidade afirma que os dispositivos não são seguros e podem causar danos à saúde.

A Ronda Escolar tem realizado ações de conscientização sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos em escolas municipais. A Guarda Municipal orienta os pais e responsáveis a conversar com os filhos sobre os perigos do tabagismo.

Riscos do cigarro eletrônico

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que vaporizam um líquido que contém nicotina, aromatizantes e outras substâncias. A nicotina é uma substância altamente viciante e prejudicial à saúde. Ela pode causar câncer, doenças cardíacas e pulmonares.

Os cigarros eletrônicos também podem conter substâncias tóxicas, como metais pesados e solventes. Essas substâncias podem causar danos aos pulmões, ao coração e ao cérebro.

Orientações para pais e responsáveis

A Anvisa orienta os pais e responsáveis a conversar com os filhos sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos. Os pais devem explicar aos filhos que os cigarros eletrônicos não são seguros e que podem causar danos à saúde.

Os pais também devem estar atentos aos sinais de que o filho pode estar usando cigarros eletrônicos. Esses sinais incluem:

Mau hálito
Alterações de humor
Falta de concentração
Problemas para dormir
Redução do rendimento escolar
Se o pai ou responsável suspeitar que o filho está usando cigarros eletrônicos, deve conversar com ele sobre o assunto. É importante explicar os riscos do tabagismo e oferecer apoio para que o filho pare de usar cigarros eletrônicos.