Bahia

CONSELHO DA UNEB HOMOLOGA ADRIANA E DAYSE PARA RETORIA E VICE REITORIA

Conselho da UNEB homologa eleição das professoras Adriana e Dayse para Reitoria e Vice-Reitoria
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/10/2021 às 20:53
\Homologação das eleitas
Foto: DIV
  O Conselho da UNEB homologa eleição das professoras Adriana e Dayse para Reitoria e Vice-Reitoria
O Conselho Universitário (Consu) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), instância máxima deliberativa da instituição, homologou na manhã de hoje (27) a vitória das professoras Adriana Marmori e Dayse Lago nas Eleições para a Reitoria e a Vice-Reitoria, no período de 2022 a 2025.

A reunião foi presidida pelo atual reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, e realizada por mediação tecnológica, através de videoconferência. Participaram membros da Administração Central, diretores de departamento e representantes dos segmentos discente e de servidores docentes e técnico-administrativos.
Durante o encontro, foram apresentados o Relatório das Eleições 2021, produzido pela Comissão Eleitoral, e a minuta da resolução de homologação do resultado do pleito e da lista tríplice das candidaturas, ordenada pelo escore de votos recebidos. O conselho aprovou o documento por unanimidade.

“Quero parabenizar a reitora eleita, professora Adriana, e a vice-reitora eleita, professora Dayse. Tenho certeza do compromisso de vocês e do sucesso que terão enquanto gestoras, considerando os compromissos que vocês sempre assumiram com a universidade, ao longo da história de vocês”, destacou o reitor, José Bites de Carvalho.

A chapa vencedora recebeu 3.330 votos (39,4%), no último dia 5 de outubro. Por decisão institucional, frente à pandemia, todo o processo eleitoral foi realizado por mediação tecnológica, com suporte de empresa e auditoria externas e devidamente licitadas.

“Governaremos a UNEB para todos, todas e todes, por uma universidade mais inclusiva, autônoma e democrática. Sem distinção, seguindo os princípios institucionais, os documentos oficiais e as relações de respeito, sempre de forma ética, como sempre fizemos em nossas trajetórias como mulheres, docentes e gestoras”, afirmou a reitora eleita, Adriana Marmori.

Graduadas em Pedagogia pela UNEB, em Barreiras e Juazeiro, Adriana e Dayse possuem título de doutorado, e são resultado das ações institucionais para a interiorização da educação superior na Bahia. Pela primeira vez na história da instituição, a Reitoria e a Vice-Reitoria serão ocupadas, simultaneamente, por mulheres.

“Quero agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram a pensar e a discutir a nossa universidade. Nesta campanha, vivemos momentos de muito aprendizado. O projeto que apresentamos foi pensado e produzido por muita gente. Nos comprometemos a aperfeiçoá-lo e implementá-lo de forma muito participativa, responsável e ética nos próximos quatro anos”, ressaltou a professora Dayse Lago, vice-reitora eleita.

Com a oficialização interna, a lista tríplice será enviada para a apreciação do governador do Estado da Bahia, Rui Costa, que irá proceder com a nomeação. A nova gestão terá início no próximo mês de janeiro.
Adriana Marmori: é detentora do título de Cidadã Barreirense, conferido pela Câmara de Vereadores de Barreiras, pelos serviços prestados à educação pública baiana. Está à frente da Pró-Reitoria de Extensão da UNEB e da Vice-Presidência do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (ForProex).

Possui graduação em Pedagogia (Barreiras), mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/LNCC/Senai Cimatec). Foi vice-reitora e diretora de departamento da UNEB e chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA). É servidora pública docente vinculada à universidade e ao Colégio Estadual Governador Roberto Santos.

Dayse Lago: graduada em Pedagogia (Juazeiro) e Letras (Jacobina) pela UNEB, é doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade, também pela instituição. Natural do município de Miguel Calmon, possui o título de Cidadã Ireceense, concedido pela Câmara Municipal, em razão de sua destacada atuação em prol da qualificação da educação da cidade.

Professora da universidade com passagens por Jacobina, Irecê e Salvador, é atualmente assessora chefe da Reitoria. Já atuou como pró-reitora de Ensino de Graduação, chefe de Gabinete, diretora de departamento, gerente de Gestão de Currículos Acadêmicos e coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UNEB) e do curso de graduação em Pedagogia.