Bahia

Lauro:Parada LGBT celebra a diversidade e resistência contra homofobia

Evento aconteceu no último domingo(24)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 25/11/2019 às 20:28
13ª Parada LGBT de Lauro de Freitas celebrou a diversidade e resistência contra homofobia
Foto: Lucas Lins
A Avenida Beira Rio, no Centro, foi tomada pela animação, diversidade e o colorido das 2 mil pessoas que participaram da 13ª Parada Cultural LGBT de Lauro de Freitas. A festa, realizada na tarde deste domingo (24), foi aberta pela apresentação dos grupos culturais New G (Itinga) e Donos da Rua (Vida Nova).
Ao longo de toda avenida, o grupo de pagode Pegada Americana ficou responsável por animar o público que é mais adepto da quebradeira. No segundo trio, o “bafo” ficou a cargo da batida eletrônica dos DJ´s, além da performance dos boys magia e das transformistas e drags que bombaram com seus figurinos.
Promovida pela Unigay e com apoio da Prefeitura, a parada contou com serviços de saúde como teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B, e distribuição de preservativos,  mensagens de incentivo ao sexo seguro e contra a homofobia, que eram disseminadas durante o evento. “A parada celebra a conquista de direitos do movimento LGBT e reforça a luta principalmente diante do retrocesso que vivemos no cenário nacional”, destacou o presidente da Unigay, Alan Nery.
Para garantir a comodidade do púbico, a Secretaria de Transito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) organizou o trânsito em toda extensão da Avenida Beira Rio, e a Polícia Militar garantiu a segurança do local. 
Durante o percurso, o militante e ativista LGBT laurofreitense Alex Fraga foi lembrado e homenageado. Alex foi assassinado em abril com indícios de crime de homofobia. Após esse momento de reflexão o público festejou com o comunicado feito pelo defensor público, Gilmar Bittencourt, sobre o primeiro casamento coletivo LGBTQI+ que será realizado em Lauro de Freitas.
A secretária de Políticas para Mulheres, Edinalva Castro, também esteve presente na Parada. A gestora parabenizou a “nação colorida” pela beleza da festa, que traduz resistência e diversidade, e ressaltou que as pessoas precisam emanar amor independente das suas escolhas.
A 13º edição da Parada Cultural LGBT de Lauro de Freitas trouxe como tema central ao 50 anos de Stonewall, rebelião que é considerada um marco do movimento gay e da luta contra a homofobia.