Bahia

LAURO: Saúde faz triagem para cirurgia de catarata no bairro Capelão

Prefeitura Em Ação fará triagem para cirurgia de catarata e retina no Capelão nesta sexta-feira (8)
Da Redação , Salvador | 08/11/2019 às 18:41
Triagem para cirurgias
Foto: PMLF


Nesta quinta-feira (7) os moradores do bairro do Capelão, aproveitaram o . atendimento jurídico gratuito oferecido pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), antigo Balcão de Justiça. Este e outros serviços, como atendimento social, consultas médicas e odontológicas, vacinação humana e animal, serão disponibilizados até este sábado (9), das 08h às 14h.

Advogado e mediador do CEJUSC de Areia Branca, Amon Félix falou sobre os serviços que estão sendo oferecidos. “Se a questão puder ser resolvida através de mediação, como falta do pagamento de pensão alimentícia ou datas não fixadas, solução de alguns conflitos da área civil, como briga entre vizinhos, confissões de dívidas etc, a parte já sai daqui com a carta convite para a outra parte, com data para sessão de mediação já marcada.” A orientação jurídica gratuita também acontece em qualquer uma das três unidades do CEJUSC.

Além desta novidade, a população do Capelão também tem acesso a todos os outros serviços como a triagem para cirurgias de catarata e retina, nesta sexta-feira (8), segundo dia do projeto. Quatorze pacientes que passaram pela triagem na 6ª edição do projeto, realizado em setembro, no Residencial Dona Lindu, já foram operados no Hospital Jorge Novis, no final do mês de outubro.

Moradora do Capelão, Juliana Santos, 22 anos, aproveitou para utilizar vários serviços oferecidos pelo projeto. “Cheguei cedo e já fiz o preventivo e os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, e ainda passei no nutricionista.” Mãe de uma menina de três anos, Juliana também procurou o balcão da CEJUSC para tratar de atrasos no pagamento da pensão alimentícia por parte do ex-marido, e já saiu de lá com a carta convite em mãos para marcação da sessão de conciliação, que deve acontecer nas próximas três semanas.

Além dos serviços do CEJUSC e das Secretarias Municipais de Saúde (SESA), e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SENDESC), o bairro do Capelão também recebeu operações de tapa buracos, realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), de agentes do Programa Municipal de Controle a Arboviroses, que visitaram imóveis com o objetivo de prevenir e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, e da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), que realizou varrição, capinagem, reforço na iluminação e poda de árvores.