Bahia

Lauro: Prefeitura lança programa para manter adolescentes na escola

Programa Busca Ativa foi lançado na manhã desta sexta-feira (1º)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 02/11/2019 às 10:48
Programa Busca Ativa
Foto: divulgação
Reduzir e eliminar o número de crianças e adolescentes na faixa etária entre 4 e 17 anos fora da escola são objetivos principais do Programa Busca Ativa, lançado em Lauro de Freiras, na manhã desta sexta-feira (1º), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no bairro de Itinga. O programa é desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Durante o evento, que contou com autoridades locais, gestores de unidades educativas e membros da comunidade escolar, a prefeita Moema Gramacho confirmou o apoio e reconhecimento da ação da Unicef e ressaltou que o município somará todos os esforços para cumprir o objetivo do programa. “A meta é zero criança fora da escola, por isso a importância dos diagnósticos apresentados pelo Busca Ativa, para que possamos encontrar as melhores formas para manter nossas crianças e adolescentes na escola”, afirmou.
O coordenador Executivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Antônio Lúcio, destacou inciativas que têm tornado a escola municipal mais atrativa. Entre estas ações estão a criação da Base Nacional do Currículo Comum (BNCC), em andamento, a inclusão de disciplinas que refletem a cultura e demandas locais, promoção da educação em tempo integral, atividades de cultura e esporte, processos educomunicativos e inserção de tecnologias digitais no cotidiano escolar, educação inclusiva, além da elaboração de projetos paradidáticos e aulas de campo.
Presente no evento, a representante da Unicef na Bahia, Helena Silva, disse que educação prevê respeito às diferenças, deve ser inclusiva, integral e contextualizada. “Lauro de Freitas está nesse rumo, nessa perspectiva”, destacou Helena, após apresentar comparativos entre dados referentes à educação do país, da Bahia e do município.
Em Lauro de Freitas, o Busca Ativa será gerido por um comitê coordenado pela Semed, envolvendo outras pastas municipais como a Saúde, Assistência Social, e Juventude que são parceiras prioritárias, na execução das atividades do programa. Junto com a prefeita Moema Gramacho e a representante da Unicef, Helena Silva, membros das respectivas secretarias assinaram termo de compromisso com o programa.
As ações propostas são identificar as crianças fora da escola, encaminhar para uma unidade educacional e fazer seu acompanhamento por um período de 12 meses. Caso seja necessário, as crianças e adolescentes deverão ser encaminhados para setores de assistência social. Além do comitê gestor, o programa conta com Técnicos Verificadores. São agentes sociais que atuarão nas ruas, fazendo a busca ativa dos laurofreitenses de 4 a 17 anos fora da escola.
Todos os cidadãos podem colaborar com o processo de identificação, entrando em contato com o comitê gestor por meio do WhatsApp (71)99900-1319, do email buscaativalauradefreitas@gmail.com/ ou por meio da plataforma digital disponibilizada pela Unicef, no endereço https://buscaativaescolar.org.br/.