Bahia

Força-tarefa garante limpeza das praias de Ilhéus com caminhão velho

Motorista do caminhão sem equipamentos de segurança
Da Redação , Salvador | 01/11/2019 às 17:33
Caminhão inadequado e motorista de sandália havaiana
Foto: Secom PMI


As manchas de óleo que surgiram nas praias da zona sul de Ilhéus na manhã desta sexta-feira (1º) foram retiradas, graças à força-tarefa, coordenada pela Prefeitura, que enviou equipes juntamente com a Marinha, Corpo de Bombeiros Militar, instituições e órgãos ambientais. Enquanto isso, os cidadãos realizam, como podem, a limpeza das praias.

Nos últimos dias, voluntários, de outras entidades também contribuíram com o esforço realizando atividades, ajudando em trabalhos de combate ao óleo e documentando os locais atingidos. As manchas já atingiram, pelo menos 225 localidades em mais de 80 municípios de nove estados e já é considerado o maior desastre ambiental dos últimos tempos.

Nossa equipe de repórteres presenciou um efetivo da Polícia Militar equipados de quadriciclos, nas praias da zona sul. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, Jerbson Moraes informou que o trabalha continua. Atuamos com o auxílio da comunidade, afirmando sempre, que se chegar a gente limpa”.

Turistando – O casal turista de São Paulo, Pedro e Maria José Augustinelli escolheu Ilhéus para comemorar os 42 anos de união. Pela primeira vez na terrinha, externaram sentimento de acolhimento. “Já sabíamos do ocorrido, mas nos deparamos com a mobilização das pessoas, e isso é maravilhoso”, comentou.

Para dar mais segurança aos banhistas que procuram as praias de Ilhéus, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) intensifica as ações nos locais apontados pelo grupo de monitoramento com a Operação Praia Limpa. Normalmente, a Prefeitura retira uma média mensal de 20 toneladas de lixo das faixas de areia das praias.  

Desde o último dia 25 de outubro, o grupo organizado já retirou óleo das praias de Sirihyba, São Miguel, São Domingos, Japará, Mar e Sol, Joia do Atlântico, Ponta do Ramo, Ponta da Tulha, Avenida, Milionários e Cururupe. De acordo com a Prefeitura, já foram retiradas, até agora, cerca de 10 toneladas de resíduos.