Bahia

Colégio estadual será construído no Assentamento Jacy Rocha

Assentamento fica no Extremo Sul da Bahia
Ascom Educacao , Salvador | 13/09/2018 às 03:02
Colégio estadual será construído no Assentamento Jacy Rocha
Foto: div

A Secretaria da Educação do Estado autorizou, nesta quarta-feira (12), o início das obras de construção de uma nova unidade escolar no Assentamento Jacy Rocha, localizado no município de Prado, região do Extremo Sul da Bahia (a 795 km de Salvador). O espaço, voltado para a Educação do Campo, em regime de alternância, vai contar com seis salas de aula, quadra poliesportiva, auditório, biblioteca, laboratório, refeitório, alojamentos e área administrativa. O ato contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que assinou a ordem de serviço.

 

"Essa iniciativa veio de um processo de luta e conquista dos moradores do campo da região de proporcionar aos estudantes uma estrutura digna que valorize o ensino e a Educação do Campo. Temos a consciência que o caminho para a transformação é a Educação e basta que haja oportunidade”, afirmou Pinheiro, ao destacar que a escola ofertará cursos pelo regime de alternância, por meio do qual os estudantes vão mesclar períodos de internato na escola com outros nas localidades onde vivem, para aplicar seus conhecimentos. “É bom ressaltar que esta nova unidade vem junto com uma nova concepção pedagógica que está vinculada ao conteúdo. Vamos agregar ao ensino dos estudantes novas ofertas que possibilitem unir a capacitação destes jovens com o perfil socioeconômico da região", destacou o secretário da Educação.

 

 

Ainda durante a cerimônia, Pinheiro falou sobre as ofertas de ensino. "Já temos 10 escolas que oferecem o regime de alternância para jovens moradores do campo, o que possibilita que a pedagogia se adeque à realidade do aluno, que durante o ano tem que ajudar a família no plantio, colheita e comercialização da produção de suas pequenas propriedades. Também já temos a autorização para os cursos de tecnólogo, de nível superior, e que serão a primeira experiência no Brasil. A intenção é a implantação na sede de cada território, expandindo para outros locais, como este assentamento, e aumentar, ainda mais, as oportunidades de ensino, que já possui o curso técnico em Agroecologia e com a previsão de abertura de novos cursos", afirmou.

 

 

O assentamento fica localizado na antiga Fazenda Colatina, às margens da BR-101, no trecho entre as cidades de Itamaraju e Teixeira de Freitas, onde vivem 272 famílias, que receberam o título de posse da terra em abril de 2015. O nome Jacy Rocha foi escolhido pelos assentados para homenagear uma das pioneiras na promoção da educação nos assentamentos da reforma agrária.Também participaram do ato, o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Geandro Ribeiro, o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, a prefeita de Prado, Maíra Brito e lideranças rurais.