Bahia

EXCLUSIVO: 'Leão' que matou carneiros em Serrinha pode ser Chupa-Cabra

Assunto é o mais comentado em Serrinha e já rendeu até versos do cordelista Galeguinho do Subaé
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/05/2017 às 11:30
Carneiro com vísceras destroças pelo 'leão'
Foto: JM
   Reviravolta no caso do leão que teria escapado de uma jaula e matou e feriu aproximadamente 30 carneiros, cabras e galinhas no povoado da Bela Vista, em Serrinha. Mesmo com depoimentos de cinco moradores a repórter Dayse Marana (você pode conferir no youtube https://youtu.be/9pjORnwPkGQ) e como até agora ninguém conseguiu capturar o tal leão, suspeita-se que, as atrocidades tenham sido cometidas por um chupa-cabra faminto, o qual diante da fome provocada pela seca na região tenha surtado e praticado tais atos.

   O chupa-cabra é um bicho assustador que de vez em quando aparece na zona rural de Serrinha. Há quem suspeite também que pode ter sido ato de algum lobisomem. Os moradores da Bela Vista, no entanto, dizem que foi um leão.

   Segundo o morador Gerson da Bela Vista em depoimento a Dayse ele acordou às 4 da manhã e viu o leão passando por sua rua em direção ao cruzeiro da localidade e quando chegou na cancela da saída do povoado ele foi embora. Gerson levou a repórter o cruzeiro e a cancela para mostrar onde teria acontecido o fato.

   Dona Antônia Santos, a qual mora também no povoado afirmou que ela mesmo não chegou a ver o leão, porém, o homem da carreta que transporta carne viu. "Eu acordei asustada, tranquei foi minha casa e deixei um pouco de água num vaso do lado de fora ppara o leão", frisou.

   Uma outra senhora, Dona Doraci, diz que estava deitada e acordou com gritos de uma pessoa gritando "é um leão na estrada, é um leão e fiquei apavorada". Comentou que seu filho acorda 4 horas da manhã para tirar leite e no dia que o leão apareceu ela pediu foi misericórdia. Outra vizinha de dona Doraci disse que acordou ouvindo o povo gritando "olha um leão, o leão está aqui, e minhas pernas ficaram tremendo e minhas filhas acordaram na hora e ficamos com muito medo".

   Seo Edvaldo, morador do local, conta que "foi coisa de muito medo, que estava deitado e acordou e "achei que fosse 5 h e era 12h43 min e foi despesero de um motorista gritando é um leão, é um leão, vi foi o desespero de um motorista gritando, e durante tanto tempo que moro aqui nunca vi nada igual, e nem abri a janela pois o leão sobe em cima de pé de árvore e se eu abrisse a janela aqui ele poderia me devorar".

   O assunto rendeu versos feitos pelo repentista Galeguinho do Subaé: "A noticia se espalhou/ Deixando a população aflita/ Com a morte de uns animais/ Coisa de doer na vista/ Pulou na frente de um caminhão/ Um gigante leão na estrada da Bela Vista/Seguiu em direção a casa de um morador/ Assustado com um caminhão/ seguiu no corredor/ nesse panavuê/ Os animais mortos lá no Saruê/ É coisa desse leão caçador.