Bahia

Mutirão cadastra produtores da agricultura familiar de Lauro de Freita

Com informações do DECOM
Da Redação , Salvador | 22/03/2017 às 19:57
cADASTRO
Foto:
Produtores municipais da agricultura familiar participaram nesta quarta-freira (22/03) de um mutirão para emitir ou renovar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento necessário para provar que o produtor pertence a agricultura familiar. A DAP também facilita a concessão de créditos junto a instituições financeiras.
 
Realizado na sede do SEBRAE, em Pitangueiras, o mutirão foi aberto com palestras que explicaram os tipos de DAP, a finalidade, importância e benefícios do documento, e buscaram encorajar os agricultores a se organizarem em cooperativas e associações.
 
A coordenadora técnica do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Marinês Santos, explicou que o cadastramento é o primeiro passo para organizar a agricultura familiar em Lauro de Freitas. “A emissão da DAP vai permitir identificar os agricultores do município e fortalecer a economia aproveitando a mão de obra local, uma vez que o município estava comprando em outra cidade” informou.
 
A atividade foi conduzida pela coordenadora municipal do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sendesc), Sheila Barros. “A intenção do mutirão é identificar os produtores do município para valorizar a agricultura e consequentemente fortalecer a economia local” explicou.
 
Para o secretario Municipal de Trabalho Esporte e Lazer, Uilson Santos, a ideia do cadastro é não só estimular a agricultura familiar, mas atender o PAA. “É um orgulho poder gerar emprego e renda. Compreendendo a fase econômica do país, a agricultura familiar tem um valor estratégico neste sentido”, avaliou.
 
“Eu não tinha conhecimento sobre o documento. Agora vou adquirir meu registro e aproveitar as oportunidades”, confessou Geraldo Santos, morador do Caji, agricultor há seis anos e que nunca teve DAP.  
 
O mutirão é uma iniciativa da Sendesc em parceria com a Setel e suporte técnico  da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. A vereadora Luciana Tavares representou a Câmara Municipal