quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

SIAF é o único aplicativo disponível para o novo ambiente na Sefaz

vide
| 04/07/2012 às 20:28

Para suprir uma lacuna no trabalho cotidiano dos Auditores, e atualizá-los às novas tecnologias, o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) vem investindo há quase dois anos no desenvolvimento do SIAF - Sistema Integrado de Auditoria Fiscal.

Já em fase final de ajustes, o sistema é uma ferramenta completa de Auditoria de ICMS com base no Sped - e já se consolidando como um dos sistemas mais avançados do país. "O IAF saiu na frente mais uma vez e ocupou seu lugar na história da SEFAZ-BA sendo a única instituição a ter um produto inovador e sofisticado a altura dos Auditores Fiscais para auditor no novo ambiente da NFE, é nossa jóia rara, fruto do empreendimento e da capacidade dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia", ponderou Sergio Furquim Diretor de Assuntos Econômicos e Financeiros do IAF .

A grande vantagem do SIAF é que ele vem sendo desenvolvido por Auditores Fiscais, ou seja, profissionais experientes e que conhecem as necessidades diárias da categoria. Joaquim Maurício e Jorge Gonzaga, responsáveis pela gestão do sistema, trabalham em parceria com programadores. "Hoje mais de 90% das empresas já podem ser auditadas usando o SIAF. Estamos fazendo ajustes nas rotinas para atender a especificidades de alguns tipos de empresa", explica Joaquim Maurício.

Entre as principais vantagens do SIAF, Joaquim Maurício destaca a padronização dos procedimentos de auditoria, gera o cálculo final de ICMS devido (se for o caso) e ainda identifica eventuais débitos tributários através de relatórios pré-concebidos e batimento de dados. "O Auditor deixa de fazer manualmente os processos e passa a se dedicar à interpretação dos dados. Ou seja, ele não substitui o Auditor, qualifica o trabalho e o resultado das auditorias", acrescenta Jorge Gonzaga.

O IAF vem se dedicando continuamente a buscar alternativas que qualifique o trabalho dos Auditores Fiscais, necessidades apontadas pela própria categoria em pesquisa de opinião recentemente realizada.

Mais de 120 Auditores já foram treinados para usar o SIAF e, em breve, um novo calendário de cursos será divulgado com mais três turmas.