segunda-feira, 25 de setembro de 2017

DIRETOR DA CULTURE-FRANCE VISITA BAHIA VISANDO ANO DA FRANÇA NO BRASIL

O dieretor francês chega na terça-feira, 21
| 20/08/2007 às 16:07

  O diretor da agência de intercâmbio cultural internacinal CulturesFrance, Olivier Poivre d'Arvor chega nesta terça-feira (21) à Bahia, onde participa, durante esta semana, de uma série de encontros e visitas para conhecer melhor a cultura baiana. Já no primeiro dia, Poivre d'Arvor tem um encontro com o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles para discutir, entre outros assuntos, a organização do "Ano da França no Brasil", evento programado para 2008.


 Ligada aos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura e Comunicação da França, a CulturesFrance vai discutir as possibilidades de ampliação do intercâmbio cultural entre a França e a Bahia, inclusive com a realização de residências artísticas tanto para baianos na França como para franceses no Estado.


Olivier Poivre d'Arvor chega a Salvador acompanhado de um dos mais aclamados cineastas africanos, Abderrahmane Sissako, que pretende instalar na Bahia o projeto "Portas da África", um centro de formação e intercâmbio em audiovisual, tendo a CulturesFrance como um dos possíveis financiadores.


Além de encontros com representantes do governo e da classe artística em Salvador, Poivre d'Arvor e Sissako visitam, na quarta-feira (22), o município de Cachoeira, onde conhecem o Centro Cultural Dannemann, a Fundação Hansen e a Fundação Casa da Boa Morte, assim como  manifestações da cultura popular, a exemplo do Samba de Roda. Ainda no Recôncavo, vão ao distrito de Acupe, em Santo Amaro, para ver de perto outra famosa manifestação da cultura popular: o Nêgo Fugido.