JUIZ DO CNJ DIZ QUE TJ/BA MELHOROU BASTANTE NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

veja
| 11/08/2010 às 18:46
Juiz Paulo Tamburini em Costa do Sauipe
Foto: DIV
O juiz Paulo Tamburini, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou hoje durante o Encontro dos Magistrados da Bahia, em Costa do Sauípe, que o "Tribunal de Justiça da Bahia evoluiu e melhorou muito nos últimos dois anos". O conselheiro analisou os problemas do judiciário brasileiro durante a palestra "Poder Judiciário numa sociedade descontente: impasses, desafios e modernização da Justiça".

Com a experiência de quem está no CNJ desde a sua criação, em 2005, o juiz destacou o crescimento do Tribunal e a qualidade dos serviços prestados, a exemplo da Casa da Justiça e Cidadania, a qual destacou como uma "referência no País".

Criada há três meses e instalada no Shopping Baixa dos Sapateiros, a Casa de Justiça e Cidadania funciona como uma rede integrada de serviços para disseminar práticas institucionais voltadas à promoção e proteção de direitos fundamentais e acesso à cultura e à justiça.

A Casa de Justiça concentra postos da Ouvidoria do Tribunal de Justiça, da Justiça Federal, do TRT e do TRE e tem como parceiros, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Polícia Militar e programas Advocacia Voluntária e Começar de Novo.

O conselheiro Paulo Tamburini também fez um relato das atividades do Conselho Nacional de Justiça e uma análise da atual situação do Judiciário no País. Lembrou que, de acordo com recente pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a imagem do Judiciário melhorou muito nos últimos anos.

A FGV é uma instituição criada em 1944, voltada à pesquisa acadêmica e discussão dos problemas relacionados ao desenvolvimento do País.

O tema debatido no início da manhã de hoje, em Sauípe, foi o Processo Penal. O Procurador Regional da República no Distrito Federal e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Eugênio Pacelli, falou sobre o Anteprojeto de Lei do Novo Código de Processo Penal, em discussão no Senado. Ele é o relator da Comissão de Juristas formada para a elaboração do documento.

Ainda hoje falam o desembargador Elphidio Donizete, sobre as "Principais modificações previstas no novo Código de Processo Civil", e o consultor Jair Moretti, sobre o tema "Você é a chave do sucesso". No final da tarde, a desembargadora Telma Britto e a juíza Nartir Weber conversam com os magistrados.