COMISSÃO DA CÂMARA DEPUTADOS APROVA JOANA ANGÉLICA COMO MÁRTIR

vide
| 16/06/2010 às 13:00

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 5718/09 da deputada Lídice da Mata (PSB), que inscreve o nome de Sóror Joana Angélica de Jesus, no "Livro dos Heróis da Pátria", depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Mártir do movimento pela Independência da Bahia, Joana Angélica, morreu defendendo o Convento da Lapa contra a invasão de soldados portugueses em 31 de janeiro de 1822.


De acordo com a autora do PL esta justa homenagem é um reconhecimento histórico a figura dessa destemida religiosa, que, para evitar a profanação do Convento, local sagrado e de atividades religiosas, dá-se em holocausto para preservar a integridade da Congregação. Essa aprovação acontece em um período bastante oportuno com o reconhecimento nacional dessa heroína nos dias que antecedem os  preparativos das festividades da Independência da Bahia, que terão início no dia 25 de junho, com a transferência simbólica da capital baiana para a cidade de Cachoeira.