MAIS UM CRIME NA ILHA DE ITAPARICA MANCHA IMAGEM DO TURISMO BAIANO

Vide
| 08/02/2009 às 20:07
Velejador Abel e esposa Ester Maria Gondim. Tragédia no mar da Baía de Todos os Santos.
Foto: Foto: Correio
  Miudinhas globais: 

  1. Mais um crime que abala o turismo baiano. O empresário paranaense Abel Aguilar, 36 anos, sócio da empresa de aluguel de barcos Salvador Charters, foi morto na madrugada deste domingo (08) na Ilha de Itaparica com um tiro na mandíbula e outro no peito durante um assalto no catamarã Pico Alto.


  2. Por informações da 19ª Delegacia de Polícia (Itaparica), Aguilar foi alvejado por dois homens que entraram na embarcação e deram a voz de assalto. Aguilar teria reagido e por esse motivo foi baleado. Já foram presos dois suspeitos do crime, Danilo Almeida dos Santos, o Tchan e Diogo Pereira da Silva.

  3. A viagem do empresário e um grupo de amigos termina em tragédia e mancha a imagem da Bahia, mais uma vez, como terra da violência. Em Itaparica, um francês também foi vitima de assaltantes, recentemente, e um colombiano e um paraense, alvejados num assalto a um ônibus em Salvador. O paraense, inclusive, ex-marido da atriz que representa Juninho Play. 

  4. Esse conjunto de práticas violentas contra turistas representa uma péssima propaganda para a Bahia. Diz-se que o empresário Abel não ancorou seu catamarã na Marina de Itaparica, onde existe segurança armada para proteger os barcos dos ladrões, e sim numa área adjacnete ao ancoradouro. Os marginais usaram uma embarcação menor e praticaram o crime.

  5. De toda sorte, na Marina ou fora da Marina, o crime aconteceu (mais um) nas águas da Baía de Todos os Santos, onde, também, um grupo enorme de turistas que se utilizavam de uma escuna foi assaltado num restaurante da ilha. O que representava um passeio agradável, belíssimo, ancorar nas proximidades de Ilha de Maré, também passou a ser um inferno.

  6. A Assembléia Legislativa reabre seus trabalhos na próxima segunda-feira, dai 16. Às 10 horas, o governador do Estado, Jaques Wagner, comparecerá ao plenário para ler sua mensagem de balanço dos dois anos de governo e sinalizações para os anos de 2009 e 2010.  Wagner completa no final de fevereiro 26 meses de governo. Portanto, faltando 22 meses para encerramento do seu mandato, começa a contagem regressiva.

  7. A expectativa é de que, a partir de agora (meados de 2009 até meados de 2010) aconteçam as realizações de médio prazo, projetos que estão em execução. Os projetos de longo prazo (Copa do Mundo e requalificação urbana de Salvador, Ferrovia Leste/Oeste, ampliação da planta industrial do estado, etc) já deverão ser iniciados para que o governo possa mostra-los a sociedade.

  9. O governo, no início de 2009, tem se mostrado mais ágil e está gastando um pouco mais em propaganda. O Estádio de Pituaçu está sendo bem vendido, assim como o Topa e os projetos da Saúde. O governo tem muita coisa a mostrar. Precisa ser mais ágil e investir ainda mais em comunicação. A formação de novos PMs e a Lei Orgânica da Polícia Civil são dois exemplos que precisam ser popularizados.

  10. Combate à mortalidade infantil, analfabetismo, sub-registro civil e pobreza são alguns dos temas a serem abordados no encontro que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terá com os novos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil na próxima terça e quarta-feira (10 e 11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.


  11. Será o primeiro encontro dessa natureza realizado pelo governo federal. Ele acontece três meses depois do pioneiro encontro baiano realizado pela Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), em novembro do ano passado, em Salvador.


  12. No encontro nacional, a expectativa da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República é que o evento reúna 3,5 mil gestores municipais de todo o Brasil, além de secretários e assessores. Devem participar do evento, que terá a presença do governador Jaques Wagner e do secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, 350 gestores baianos.


  13. Um dos objetivos do encontro é antecipar pontos específicos das políticas do governo federal com os novos prefeitos. Para isso, será distribuído um catálogo com todos os programas sociais e seus respectivos responsáveis nos ministérios, além de uma revista com dicas para receber obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), verbas do Programa Nacional Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), entre outros.


  14. O governo também apresentará aos prefeitos, a proposta de regulamentação do processo de transição de governos. O texto, em negociação com o Congresso, prevê regras e prazos para que o governante repasse dados ao seu sucessor no âmbito federal, estadual ou municipal.


  15. O objetivo é estabelecer normas para a formação da equipe de transição e as penalidades para o governante que não cumprir a lei, além das já previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. As regras gerais seriam regulamentadas pelos estados e municípios.


  16. Durante o encontro, os novos prefeitos receberão manuais para auxiliá-los no início de seu mandato. O material trará informações sobre aspectos legais que eles devem cumprir nos primeiros dias de seu governo, dados que devem obter do governante anterior, dicas sobre elaboração dos instrumentos orçamentários e várias informações importantes para iniciar bem a gestão municipal.

  17.Segundo o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da presidência, Alexandre Padilha, haverá discussão sobre os principais entraves na relação entre as prefeituras e o governo federal. "Vamos debater os principais obstáculos dos investimentos nos municípios. No caso do PAC, por exemplo, os prefeitos serão orientados sobre o passo a passo do programa", disse Padilha.


  18. Durante o encontra, a  ministra Dilma Roussef (Casa Civil) terá mais um palanque para reforçar sua imagem de pré-candidata à Presidência da República. Além de municiar os prefeitos sobre os programas do Executivo, o Palácio do Planalto anunciará medidas para socorrer os administradores que assumiram municípios com dificuldades financeiras, incluindo-os no pacote de benesses anticrise do governo.


  19. Entre as medidas estão facilidades para o pagamento da contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) das prefeituras que estão inadimplentes. A equipe do governo ainda não definiu o número de parcelas do financiamento da dívida ou se haverá desconto para estimular o pagamento.


  20. O Vice-presidente nacional do Democratas, o deputado José Carlos Aleluia declarou neste domingo que se o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) não tem condições éticas para manter-se na Corregedoria da Câmara dos Deputados, também não pode continuar na mesa diretora da Casa.


  21. Os professores da rede municipal de ensino de Alagoinhas vão participar, no dia da abertura do ano letivo, 11, da campanha de combate ao dengue junto aos agentes da Secretária de Saúde, Sesau. "Estaremos encerrando a nossa Semana Pedagógica um dia antes do início do ano letivo e já estaremos colaborando de uma atividade de grande cunho social", disse a secretária de Educação, Ana Sueli.

 

  22. Nesta segunda-feira, 9, no Restaurante Barbacoa, o PMDB lança o jornal intitulado "É o 15" com a presença do ministro Geddel Vieira Lima.

  23. Também nesta segunda-feira, 9, começam a ser instaladas as comissões temáticas da Câmara de Vereadores de Salvador, agora em paz, e sob o comando do presidente Alan Sanches.

  24. O presidente da ALBA, Marcelo Nilo, descansa em terras sertanejas.

  25. O educador, poeta e músico Jorge Portugal foi um dos participantes da jornada pedagógica 2009, de Itororó, aberta pelo prefeito Adroaldo Almeida. Apresentador do programa Aprovado, veiculado aos sábados pela Rede Bahia, Portugal ministrou a palestra Motivação Docente, para mais de 200 educadores, no Centro Cultural Cabana da Ponte, em Itororó.

           
  26. A jornada foi encerrada pelo secretário estadual da Educação, Adeum Sauer e pelo deputado Federal, Geraldo Simões. A jornada pedagógica 2009 teve como tema 'Educação de Valor: Metas e Mérito" e contou com  a apresentação da Orquestra de Câmara Cantos das Artes, de Itapetinga, dirigida pela musicóloga Leniza Santos.

  27. A prefeita Moema Gramacho está de new-look. Agradou.