Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

ATLÉTICO DE ALAGOINHAS E JACUIPENSE DECIDEM TITULO CAMPEÃO BAIANO

A festa do campeão baiano ficará entre duas cidades: Alagoinhas e/ou Riachão de Jacuipe
31/03/2022 às 12:47
    Equipe de melhor campanha durante a fase de classificação, com sobras, o Jacuipense venceu em casa, na noite dessa quarta-feira,  o valente Barcelona de Ilhéus (1 x 0) e vai, com justiça, disputar o título de campeão baiano, a partir de domingo, em dois jogos, lá e cá, com o Atlético de Alagoinhas, atual campeão.  Uma decisão inusitada, com duas equipes do Interior do Estado.  
*
 Mais cedo, em Alagoinhas, o Atlético, atual campeão baiano, garantiu presença na terceira final seguida do Baianão, agora em busca de um bi campeonato inédito para times do interior baiano. Venceu fora e dentro de casa (1 x 0 duas vezes, lá e cá) o rival Bahia de Feira, jogando mais, firmando-se como uma grande força do futebol baiano.  Resultado de um bom trabalho do treinador Agnaldo Liz. 
*
No Valfredão, em  Riachão do Jacuípe

- Jacuipense 1 x 0 Barcelona de Ilheus, no estádio Eliel Martins (o popular Valfredão), noite limpa, arquibancadas cheias, torcida animada (cerca de 4 mil presentes), foguetório.

- O Jacuipense, time de melhor campanha na fase classificatória, com um padrão branco; o Barcelona de Ilhéus, caçula do campeonato, de uniforme rubro. No primeiro confronto, disputado em Vitória da Conquista, deu empate sem gols. Hora da decisão, ambos almejando chegar à decisão do campeonato, pela primeira vez. 

- Marielson Alves no apito. Paulo Sales, treinador do time de Ilheus, e Rodrigo Chagas à frente do Jacuipense. 

 Com bola rolando ... 

 Em casa, diante de seu torcedor, o Jacuipense começou tomando as iniciativas, atuando mais no campo adversário, com mais posse de bola. Mas, aos 15’, o Barcelona teve uma boa chance de abrir o placar, numa jogada de fundo em velocidade, pela direita, e a cabeçada de Luis Felipe, livre, na frente da pequena área, pra fora.  Aos 20’, novamente o time de Ilheus fustigou, o goleiro Mota tendo trabalho. Aos 23’, Danilo Rios tentou de longe, errou por muito.

 - Aos 26’, o Barça perdeu seu capitão, Ramirez, machucado; desfalque no meio campo, de um veterano (34 anos), líder e comandante das ações do time.  Logo depois ... 

- Gol !  1 x 0 Jacuipense ! Welder, centroavante, num chutaço da intermediária, de canhota, por baixo, acertando o canto do goleiro Lupita. Golaço ! Aos 31 minutos. 

  O time de Ilheus teria de se soltar mais, buscar o empate,  abrindo espaços na sua defensiva. Foi tudo o que aconteceu na primeira etapa, bem favorável ao Jacupa. 
*
 O Jacuipense voltou ainda mais esperto e Wesley desperdiçou boa chance, cabeceando livre, na pequena área, para fora, após cobrança de escanteio.  O Barcelona passou a ocupar mais o campo de ataque, forçando, tentando de toda forma chegar ao gol; O Jacupa retraído, marcando forte no campo inteiro, sempre perigoso no contragolpe e torcendo para o tempo passar.  

 O treinador Sales trocou os cinco atletas que tinha direito, pôs o time todo na gente, mas tinha dificuldades de penetração e finalizava pouco. Bols alçadas, chutes de longa distância e pouca agressividade ofensiva. O tempo foi  passando e o time de Riachão de Jacuípe garantiu-se, merecidamente, para a final, a disputa do título. Festa na cidade e região.
 ** 
 No Carneirão de Alagoinhas

 Atlético 1 x 0 Bahia de Feira.  Começo de noite limpa na boca do sertão baiano. O time da casa, treinado por Agnaldo Liz, com camisas listradas em vertical, e o time de Feira, treinado por Flávio Araújo, de uniforme branco. 

- Arquibancadas com bom público (cerca de 8 mil presentes), um gramado mais pesado, bem diferente do  relvado sintético da Arena Cajueiro. No Apito, o experiente Diego Pombo Lopez. 

- No primeiro jogo, na Arena Cajueiro, deu Atlético, 1 x 0. O time visitante precisava fazer gols, reverter a vantagem do Carcará. As duas equipes, campeã e vice da temporada passada, se conhecem bem. 
-  Com bola rolando...

  Um começo de Tremendão mais afoito na frente, e o Atlético, mais cascudo, na espera do momento do bote.  Aos 9’, o meia DIonisio limpou pela esquerda e bateu no cantinho, para boa defesa, no rodapé do goleiro Adilson; dois minutos depois, nova investida do Carcará, em contragolpe pela esquerda, Miller quase chegou para finalizar e o becão Marcelo, na tentativa de tirar a bola, acertou o seu próprio travessão, quase fazendo gol contra. 

 Equilibrio, muita marcação. Aos 34’, Miller tentou, fraco, nas mãos do goleiro.  Um primeiro tempo movimentado, mas nada de gol. O empate garantia o Carcará na final. 
*
Na volta da merenda, logo no minuto primeiro... 

- Gol ! 1 x 0 Atlético Alagoinhas, Thiaguinho ! Chutão do goleiro, a marcação deu mole, Thiaguinho dominou, já na linha da grande área adversária,  girou e bateu cruzado, rasteiro, aumentado a vantagem, torcedor do Carcará já fazendo festa. 

 O time feirense tinha de se abrir, ir inteiro pro ataque, precisava então de fazer no mínimo dois gols. O Atlético melhor, mais à vontade, sem pressa. Aos 9’, Caíque obrigou o goleiro Fabio Lima a fazer uma bela espalmada. Animado. O Tremendão lutava, corria, buscava de todo jeito, mas não conseguia finalizar bem. O Atlético na dele, suportando sem sufocos, administrando, subindo só na boa. 

- Aos 31’, após boa troca de passes dos atleticanos, Dionísio pegou de prima, de voleio, mas a bola subiu muito. Aos 43’, Miller recebeu de Dionísio, na área inimiga e disparou; o goleiro Adilson evitou o segundo gol do Carcará, garantido mais uma vez na final do Baianão. Festa no gramado e nas arquibancadas, Alagoinhas comemorando. 
 **
Série B

A CBF divulgou a tabela da Série B. A competição começa no dia 8 de abril, uma sexta-feira, com rodada tripla: Brusque x Guarani, Vasco x Vila Nova (ambos às 19h) e Bahia x Cruzeiro (às 21h30). O Tricolor estreia na Fonte Nova, pois, e contra um dos favoritos. 

 Na Sexta, dia 15/04, valendo pela segunda rodada: Náutico x Bahia, nos Aflitos (às 21h30), em Recife.
**
Série C

- A Competição nacional começará no dia 9 de abril. Neste ano, será disputada em sistema híbrido, todos contra todos, em turno único, na primeira fase; com dois quadrangulares na segunda fase. 

 O Vitória estreia dia 9 de abril (um sábado), às 17h, Remo x Vitória, no Baenão, em  Belém do Pará. 
 Dia 16 de abril (outro sábado), às 20h30, Vitória x Floresta, no Barradão.  
**
Copa do nordeste

O Sport Recife, o Leão da Ilha do Retiro, rubro-negro, com três títulos na competição - 1994, 2000 e 2014 -, enfrenta o Fortaleza, nesta quinta-feira, e faz a final no domingo, na capital cearense, para decidir quem será o campeão desta edição /2022.
 Há quase três décadas, o Leão de Pernambuco se tornou o primeiro campeão da disputa, ano de 1994. Depois, esperou seis anos pelo bicampeonato (em 2000) e outros 14 para chegar ao tri (em 2014).  Caso leve a melhor sobre o Fortaleza, campeão do Ceará e hoje o melhor time da região, o Sport dividirá o título de maior campeão da história da Copa do Nordeste com o Bahia e o Vitória - ambos com quatro taças conquistadas. 

**
A bola da Copa 

A Adidas lançou a Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo do Catar, que acontece dos dias 21 de novembro a 18 de dezembro próximo. 
O nome, em árabe, significa "A Jornada". As cores e visual da Al Rihla foram inspirados na cultura, arquitetura e bandeira do pais árabe que sedia a competição, bem como nos tradicionais barcos locais.
 
  A expectativa, agora, é em torno do sorteio das chaves e definição dos confrontos da primeira fase, classificatória, da competição, que agrega equipes, seleções de todos os continentes do planeta. Quem o Brasil enfrentará?