Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

ATLÉTICO DE ALAGOINHAS VENCE BAHIA DE FEIRA E BUSCA BI NO BAIANÃO

Resultado importante fora de casa. Ainda tem mais um jogo na quarta feira deste grupo
26/03/2022 às 20:24
    O atual campeão baiano, Atlético de Alagoinhas, conseguiu um bom resultado (1 x 0) contra o rival, o vice Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, e vai disputar vaga na final em casa, Alagoinhas, com uma vantagem significativa, sonhando com um bicampeonato inédito. O tricolor de Feira teve um atleta expulso, brigou até o fim e não está morto, mas não fez o dever de casa. Quarta-feira tem mais.

 Neste domingo, acontece a outra semifinal, em Conquista: Barcelona de Ilhéus recebe o líder Jacuipense, de Riachão do Jacuípe. 

 Segue a festa interiorana. 
*
Na Arena Cajueiro 

- Em campo, o atual campeão (Atlético, o Carcará) e o vice-campeão baiano (o Tremendão), de 2021.  Ambos já conquistaram o título. O Atlético no ano passado e o Bahia de Feira em 2011. Rivalidade, as duas equipes marcaram presença nas decisões estaduais nos últimos anos. 

- Tarde outonal limpa de sábado, em Feira. Sol, calor, torcida presente (mais de mil e cem nas arquibancadas). Gramado liso, sintético. 

 - O time da casa de padrão - camiseta, calções e meiões - branco e o Carcará de Alagoinhas de camiseta listrada (vermelho, preto e branco) em vertical.

 Com a bola rolando ...    

 - O Tricolor de Feira começou marcando em cima a saída de bola defensiva do Atlético, apertando, impondo velocidade. O Carcará de Alagoinhas, que foi goleado no meio da semana em Fortaleza, pelo Nordestão, mais desgastado fisicamente, começou contido, marcando a partir de seu próprio campo, tentando por a bola no chão. 
 - A primeira boa chance foi criada pelo Atlético, aos 13 minutos, a finalização de Miller na área, de frente, desviando na zaga. Aos 28’, o primeiro chute do time de Feira em gol, muito alto.  Um jogo em bom ritmo, pegado, mas com muitos erros de passe, poucos lances de área, tecnicamente fraco. 
 - Aos 33’, depois de um bate-rebate, a bola sobrou na entrada de área do Atlético e Bruninho tentou, Fábio defendeu bem, no chão. Aos 36’, numa disputa de bola no meio de campo, Wélisson acertou um chute no rosto de Lucas, e foi expulso pelo árbitro. O time feirense com um atleta a menos em campo, pois, e Lucas deixou o campo numa ambulância para exames de praxe. Aos 44’, numa bola alçada na área do Atlético, a defesa de Alagoinhas deu mole e quase o Tremendão marcou. 
   O zero no placar no primeiro tempo diz tudo da falta de criatividade, de poder ofensivo, de definição das duas equipes. O Atlético teria a vantagem de disputar toda a segunda etapa com um atleta a mais em campo.
*
  O Bahia de Feira voltou ameaçando, pressionando. Cazumba acertou a rede, por fora, a menos de um minuto. Aos 2’, novamente o Tremendão, com um tiro forte, cruzado, de Caíque, Fábio saltou e rebateu pra frente.  Mas, na primeira bicada do Carcará: 
- Gol ! 1 x 0 Atlético, aos 5 minutos. Thiaguinho, completando para o gol vazio, depois de uma lambança feia do goleiro Adilson, sem conseguir resolver, catar uma bola longa alçada por Paulinho, da direita. 

 Com um gol achado, de bandeja, e superioridade numérica em campo, o Carcará tinha a faca e o queijo nas mãos. Era só administrar. Aos 12’, Cazumba quase fez um belo e raro gol olímpico da direita; Fábio salvou. Aos 15’, o Carcará entrou peneirando e Jerry ficou de frente, livre, mas bateu pra fora. Aos 22, Jerry arriscou de longe e errou o alvo. 

 O tempo passando e o atual campeão baiano com o resultado e o jogo nas mãos. Aos 40’, quase o Atlético ampliou, o chute enviesado de Miller passou rente. Aos 43’, Caíque assustou o goleiro Fábio, mandando uma bomba, por cima. Já nos acréscimos, Emerson perdeu, cara a cara, na frente da pequena área, a chance de ampliar a vantagem do Atlético. O Bahia de Feira respondeu, Diones serviu Rhuan que desviou do goleiro mas a zaga safou.  

Deu Atlético, sai na frente.  
  *
Escalações 

- Bahia de Feira: Adilson, Wélisson (expulso), Ricardo, Paulo Paraíba e Cazumba; Victor, Diones, Bruninho; Zé Oliveira, Deon e Caíque. Treinador, Flávio Araújo. (Cássio, Jader, Eduardo, Rhuan)

- Atlético Alagoinhas : Fábio, Paulinho (Edson), Iran, Bremmer e Matheus ; Lucas (Emerson), Sobral, Dionísio (Jefferson), Miller;  Thiaguinho (Gabriel) e Jerry. Treinador, Agnaldo Liz.

- Arbitragem de Marielson Alves Silva.
**
A outra partida da semifinal do Campeonato Baiano acontece neste domingo, no Lomanto Jr, em Vitória da Conquista: o novato Barcelona de Ihéus recebe o líder Jacuipense. 
**
 Os jogos de volta, que definem os finalistas, acontecem na quarta-feira próxima. 

 No Carneirão, em Alagoinhas, o Atlético recebe o Bahia de Feira, às 19h15. Na sequência, às 21h30, Jacuipense x Barcelona, no Valfredão, em Riachão do Jacuípe. 

 As finais estão previstas para os dias 3 e 10 de abril. Aí então teremos o Campeão Baiano de 2022.
**
Copa do Nordeste

Neste final de semana ficamos sabendo quem vai para a decisão do Nordestão 2022. No sábado, às 17h45, o Fortaleza recebe no Castelão, em casa, o Náutico, o Timbu pernambucano. 

No domingo, 18h, na Arena Pernambuco, no Recife, o Sport – que tem três títulos da competição -  pega o CRB.
 São jogos únicos, decisivos. Caso dê empate no tempo regulamentar, a decisão se dará por cobranças de tiros livres da marca do pênal