Turismo

MERCADO DA RIBEIRA O MAIS BADALADO PONTO GASTRONÔMICO DE LISBOA

Diariamente, centenas de brasileiros passam pelo Mercado da Ribeira
Tasso Franco , Lisboa | 13/01/2024 às 06:56
TimeOut Lisboa mais conhecido como Mercado da Ribeira
Foto: BJÁ
   O TimeOut Lisboa mais conhecido como Mercado da Ribeira é um local gastronômico mais efervescente da capital portuguesa localizado na praça Dom Luis nas proximidades do Cais do Sodré. É tão badalado e conhecido quanto o Mercado Modelo, de Salvador, com a diferença que o TimeOut é especializado em gastronomia - comes e bebes - e tem apenas uma loja de artesanato de produtos portugueses.

  Trata-se de um local para causar, aparecer, badalar, tomar todas, comer as delicias que são oferecidas em suas mais de 25 tendas de restaurantes e se deliciar com os licores e docinhos à venda. O TimeOut não aceita dinheiro e todas as vendas são feitas nos cartões de crédito/débito. Portanto, se você aparecer por lá leve sua 'tarjeta' pois dinheiro vivo não vale nada.

  Há de tudo para se comer no TimeOut desde o tradicional 'prego' - o sanduiche portugues de carne - ao bife à moda portuguesa, além de frutos do mar variados - camarões, lulas, polvos, etc, e os preços variam de 10 e 17 euros; a taça de vinho 6 a 8 euros (a depender da marca) e os docinhos ente 3 e 6 euros. Na Garrafeira - tenda especializada de vinhos portugueses - v pode comprar garrafas cujos preços variam entre 15 a 80 euros. 

   Os assentos são compartilhados e tanto você pode sentar ao lado de um turista japones ou de um cearense. Nos horários de pico - finais das tardes - achar lugar é complicado especialmente se a pessoa chega com um grupo. Se for um casal é mais fácil. O sistema é tipo pub inglês, a cada compra de um chope ou comida tem-se que ir ao balcão escolhido fazer o pedido, pagar e esperar. Ai v pode sentar onde quiser que aquele aparelhinho de aviso eletrônico informa que sua comidinha está pronta. Ai é só ir ao balcão e receber o comprado.

   Após v comer ou beber pode deixar os pratos e as bendeijas nas mesas altas que serviçais do TimeOut recolhem. A música é ambiente e a zoadeira é tão alta das conversas que não dá nem pra ouvir direito. Para chegar ao local qualquer taxista sabe onde fica. Você estando no bairro Alto, no Chiado, por exemplo, pode ir ao Mercado da Ribeira andando. É só descer a Ladeira do Alecrim e pronto. (TF)

* Veja video na home e também no Canal de Sêo Franco, no YouTube