Turismo

TURISMO ÉTNICO-AFRO GANHA ESPAÇO INSPIRADO NA GASTRONOMIA DOS TERREIRO

O babalorixá Vilson Caetano relata que a iniciativa de criar o espaço visa atrair um número maior de turistas e ajudar no combate à intolerância contra o povo de santo
Ascom Setur , Salvador | 03/08/2022 às 18:56
Turismo étnico-afro ganha espaço inspirado na gastronomia dos terreiro
Foto: Divulgação

Reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-brasileira de Lauro de Freitas, na zona turística Costa dos Coqueiros, o terreiro Ilê Oba L'Okê (Casa do Rei e Senhor das Alturas) é uma das atrações de destaque do turismo étnico-afro baiano. A casa reúne um acervo singular do candomblé, onde chama a atenção do visitante a escultura de Xangô, o orixá da justiça, com 7,5 metros de altura, instalada na estrutura central da casa.

 

O local acaba de ganhar o restaurante sazonal "De comer com os orixás", que oferece pratos típicos apreciados pelos adeptos da religião. A gastronomia é considerada também uma das formas de se conectar às divindades.

 

O babalorixá Vilson Caetano relata que a iniciativa de criar o espaço visa atrair um número maior de turistas e ajudar no combate à intolerância contra o povo de santo. "Já tínhamos música, dança e todo o nosso ritual. Agora, incluímos a culinária, que faz parte da dinâmica dos terreiros. Nossa proposta é criar pratos a partir da comida dos nossos ancestrais. Queremos divulgar mais a nossa história, disseminando a tolerância religiosa”.

 

  A convite da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), um grupo de agentes de viagens de Salvador visitou recentemente o terreiro para uma noite de degustação. A ideia do órgão é estimular a criação de novos roteiros de passeios no segmento. “Viemos conhecer a proposta para termos as condições de promover a visitação dos turistas ao terreiro, durante todo o ano, com os atrativos da cultura do candomblé e facilidades no deslocamento", disse Nilzete dos Santos, proprietária de uma agência especializada em turismo étnico-afro. As informações sobre o funcionamento do restaurante podem ser obtidas pelo telefone (71) 9 8292-6092.